A história de Re Arthur e Excalibur traz outro personagem famoso: o mago Merlin. E acredite: existem registros sobre a sua figura. Nas primeiras citações, Merlin era um mero profeta. Ao nascer, seu nome era Emrys. O nome mais famoso veio tempos depois, sendo uma versão latinizada da palavra gaulesa “Myrddin”.
Merlin era o filho bastardo da princesa de Dyfed. Seu pai era um anjo que tinha visitado a moça e tinha a deixado com a criança.
O mago e conselheiro de Arthur pode ter herdado um pequeno reino do avô dele, mas abandonou as terras em favor de uma vida misteriosa.
Depois do nascimento de Arthur, Merlin se tornou o tutor do menino. Aliás, foi de Merlin a ideia de organizar uma competição da espada-na-pedra. No caso, ao contrário que muitos acreditam, a espada era Caliburnius e não a Excalibur, que só veio após Arthur quebrou a Caliburnius.
Outra ideia creditada ao tutor de Arthur foi a Távola Redonda.
Seu fim tem um ar romântico, mas trágico. Ao se apaixonar por Morgana, a meia-irmã de Arthur, concordou em ensinar seus poderes. Mas Morgana ficou tão poderosa que superou Merlin, decidindo que não seria escravizada por ele. Morgana prendeu o mago em um calabouço. Com isso, esteve ausente na Batalha de Camlann, sendo determinante no falecimento de Arthur.
O corpo teria sido enterrado abaixo do Montículo de Merlin na Faculdade de Marlborough.