Ponte pênsil de Torres se rompe com dezenas de pessoas; há três desaparecidos

Por
Ponte pênsil de Torres se rompe com dezenas de pessoas; há três desaparecidos
POLÍCIA
20 de fevereiro de 2023 - ponte pênsil de Torres - crédito jornal fato em foco

Após acidente, bombeiros e policiais gaúchos e catarinenses  integram equipes que trabalham nas buscas a desaparecidos / Foto: Jornal Fato em Foco/Divulgação

 

Atualização às 12h29min: O Corpo de Bombeiros atualizou as informações sobre as buscas com o número de três desaparecidos confirmados. A informação anterior dava conta de seis desaparecidos, o que não se confirmou posteriormente.

O Corpo de Bombeiros busca por três pessoas desaparecidas após o rompimento de um dos cabos da ponte pênsil de Torres, no litoral norte. Na madrugada desta segunda-feira (20), a estrutura virou e literalmente despejou no Rio Mampituba dezenas de pessoas que faziam a travessia no momento do acidente.

O Corpo de Bombeiros chegou ao número de desaparecidos com base nas famílias que relataram ter parentes que não haviam sido localizados. As autoridades foram acionadas pouco depois das 2h. Como a ponte faz a ligação entre Torres e a cidade catarinense de Passo de Torres, bombeiros gaúchos e catarinenses e policiais da Brigada Militar e da Polícia Militar de Santa Catarina estão engajados nas buscas,que tiveram continuidade nas primeiras horas da manhã.

Não está descartada a hipótese de o número de desaparecidos ser maior. As equipes ainda buscam informações com pessoas resgatadas e parentes de possíveis vítimas.

Há uma estrutura montada para as buscas e resgates das pessoas que caíram após o rompimento dos cabos da ponte pênsil. Ao todo, seriam 60 profissionais trabalhando, entre equipes de mergulho e barcos, ainda conforme o comando dos Bombeiros.

Em entrevista a jornalistas da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora, o secretário de Planejamento de Torres, Matheus Junges, 100 pessoas estariam sobre a ponte, sendo que a capacidade suportada pela estrutura é de 20 indivíduos.

Pelo lado catarinense, em Passo de Torres, estaria acontecendo uma festa de Carnaval e as pessoas retornavam desse evento no momento do acidente. Há relatos de que adolescentes e crianças estavam na ponte no momento da queda.

Pelo menos 15 pessoas foram atendidas no Pronto Atendimento Municipal de Torres. Entre eles, 14 eram adolescentes, que chegaram ao local por volta das 3h acompanhados dos pais ou responsáveis. Todos eles tinham ferimentos leves, como arranhões. O atendimento durou cerca de uma hora, e todos foram liberados.

Já no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, três pessoas foram atendidas. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, uma delas foi liberada. Outras duas seguiam em observação por volta das 9h desta segunda-feira.

A cidade de Torres é um dos principais destinos de moradores de Cachoeira do Sul que buscam refresco nas águas do litoral norte durante o veraneio. No entanto, não há informações sobre haver cachoeirenses entre as vítimas atendidas e desaparecidas.