Lula tem pedido de impeachment após dizer que queda de Dilma foi “golpe”

Por
Lula tem pedido de impeachment após dizer que queda de Dilma foi “golpe”
POLÍTICA
26 de janeiro de 2023 - lulaB

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou nesta quinta-feira o primeiro pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na justificativa, destaque para o petista ter cometido crime de responsabilidade ao associar a um golpe de Estado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff durante sua viagem à Argentina, na qual se encontrou com o presidente Alberto Fernández. Dilma perdeu o mandato em 2016.

Para o deputado, ao afirmar publicamente, em fala oficial, diante de autoridades estrangeiras, inclusive, como presidente do Brasil, que o impeachment de Dilma foi um “golpe de Estado”, o atual presidente “ataca, de forma raivosa, abjeta e contrária à verdade, a democracia brasileira”. “Trata-se de um discurso absolutamente mentiroso, falso em toda a sua extensão, que não pode ser aceito por este Parlamento”, disparou.

Já na visita a Montevidéu, no Uruguai, Lula participou de um encontro com o presidente Luís Alberto Lacalle Pou e afirmou que o ex-presidente Michel Temer – vice na chapa com Dilma – foi um dos responsáveis por “destruir” o legado social deixado pela gestão petista e chamou o emedebista de “golpista”.

Confira a íntegra o primeiro pedido de impeachment de Lula CLICANDO AQUI

“Ministério da Verdade”

O deputado Kim Kataguiri (União Brasil) acionou a recém-criada Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia com uma representação contra Lula por disseminar fake news ao afirmar que o impeachment de Dilma teria sido “golpe”.

A ação de Kataguiri desta quinta-feira que consta na portaria de criação que o órgão serve para “representar a União, judicial e extrajudicialmente, em demandas e procedimentos para resposta e enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas”.