Ponte de Pedra seca: Rio Botucaraí, afluente do Rio Jacuí, é um dos mais afetados / Foto: Milos Silveira
A falta de chuva na maior parte das regiões do RS eleva a quantidade de municípios afetados pela estiagem. Por isto, até esta terça-feira (10) chega a 51 o número de cidades que decretaram situação de emergência devido ao problema, conforme a Defesa Civil Estadual desde o dia 1º de dezembro do ano passado.
Em Cachoeira do Sul, não foi tomada ainda uma decisão, mas a estiagem castiga as lavouras de soja, milho e atinge a agricultura familiar e também diminui cada vez mais o nível de arroios e rios. Na região, por exemplo, o Rio Botucaraí só tem um filete de água e o Rio Jacuí, que abastece a cidade, segundo a Defesa Civil, está à montante (área de captação da Corsan) em 14,66 metros, ou seja, 4,66 metros abaixo da marca normal que é de 18 metros.
Ainda não foram contabilizadas as perdas na agricultura da região de Cachoeira do Sul. O trabalho é realizado pela Superintendência Municipal da Defesa Civil. Os dados são necessários para embasar a justificativa para a Prefeitura decretar ou não a situação de emergência.
ÁGUA POTÁVEL
Outra preocupação em Cachoeira do Sul se refere ao aumento de localidades que necessitam de abastecimento de água potável. Ao todo, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, são 18 localidades num universo de 544 pessoas que estão cadastradas para atendimento. Diariamente, um caminhão pipa cumpre um cronograma de levar água para as famílias.
ATENÇÃO
Só nesta segunda-feira (9) três prefeituras publicaram decretos de situação de emergência: Candiota, Nova Palma e Restinga Seca.
Do total de cidades que decretaram emergência, 16 tiveram os documentos homologados pelo governo do Estado. A homologação possibilita às prefeituras receber ajuda humanitária, como caixas d’água e reservatórios móveis, caso solicitado.
Nível dos rios
O número de bacias hidrográficas gaúchas em alerta devido ao baixo nível dos rios subiu de 10, na última semana, para 13 nesta segunda-feira, conforme monitoramento da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
As bacias em alerta são Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Baixo-Jacuí, Guaíba, Apuaê-Inhandava, Ijuí, Ibicuí, Negro, Uruguai, Santa Maria e Camaquã.
O prognóstico meteorológico divulgado pela Sema prevê volumes poucos expressivos de chuva entre quinta e sexta-feira. Os maiores acumulados ficarão concentrados na faixa leste e metade norte, principalmente na Serra.
Municípios que decretaram situação de emergência:
- Agudo
- Arroio Grande
- Benjamin Constant do Sul
- Boa Vista do Incra
- Candiota
- Capão do Cipó
- Cerro Branco
- Cerro Grande
- Cerro Largo
- Cristal do Sul
- Cruz Alta
- Dilermando de Aguiar
- Faxinal do Soturno
- Frederico Westphalen
- Herval
- Iraí
- Jari
- Jóia
- Júlio de Castilhos
- Lajeado do Bugre
- Liberato Salzano
- Maçambará
- Manoel Viana
- Mata
- Nova Palma
- Novo Tiradentes
- Palmitinho
- Paraíso do Sul
- Pedras Altas
- Pinhal
- Pinheiro Machado
- Quevedos
- Redentora
- Restinga Seca
- Rio dos Índios
- Rodeio Bonito
- Rolador
- Sagrada Família
- Santa Margarida do Sul
- Santa Maria
- São Gabriel
- São João do Polêsine
- São José do Norte
- São Martinho da Serra
- São Pedro das Missões
- Taquaruçu do Sul
- Toropi
- Tupanciretã
- Vicente Dutra
- Vista Alegre