Diariamente, o caminhão pipa percorre o interior. Foto: Arquivo OC.
A estiagem que atinge a região de Cachoeira do Sul causa transtornos às famílias de diversas localidades do município, que estão sem água potável. Diante deste contexto, a Secretaria Municipal da Agricultura montou um esquema especial de abastecimento num cronograma diário, através de um caminha pipa, que percorre as áreas afetadas.
Ao todo, são 18 localidades atendidas, conforme o diretor da Agricultura, Diego Cruz, acrescentando que é uma corrida diária para levar água potável às famílias. Hoje são 111 cadastros envolvendo 544 pessoas e ainda mais quatro escolas municipais que somam cerca de 350 alunos.
São localidades do sul e norte do município, que enfrentam anualmente – no período de verão – a falta de água potável. “Para se ter uma ideia somente em dezembro foram entregues 287.700 litros de água”, revelou Diego Cruz.
Diariamente, a Secretaria da Agricultura recebe inscrição de famílias. O telefone de contato é o 3722-6104. A partir daí, é estruturado o atendimento da pasta, que ainda realiza um trabalho de implantação de poços artesianos no município.