O prefeito de Paraíso do Sul Artur Arnildo Ludwig assinou o decreto nº 130/2022, que declara situação de emergência em consequência dos prejuízos causados pela estiagem no Município.
CONFIRA O DECRETO CLICANDO AQUI
A ausência de chuvas está ocasionando falta de água potável para consumo humano e perda significativa da agricultura e pecuária. Os índices pluviométricos foram inferiores às medidas dos últimos anos, considerando a deficiência hídrica do interior
Foi realizado um levantamento dos prejuízos nas culturas com a falta de chuvas, e o Município obteve parecer favorável para a declaração de situação de emergência por parte da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
A Prefeitura conta com uma equipe engajada na elaboração de estratégias de preservação das nascentes e engloba pontos básicos: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica, dentre outras.
“Reforçamos o pedido de economia de água. Muita atenção e responsabilidade quanto ao uso da água de consumo humano para irrigação de lavouras, lavagem de automóveis, calçadas e outros. O momento é delicado e segundo previsão do tempo a estiagem deve continuar” – nota da Prefeitura de Paraíso do Sul