MP quer a demolição dos bares do balneário. Foto: Arquivo OC.
A Prefeitura de Cachoeira do Sul terá este ano que resolver a situação da Praia Nova. Existe uma notificação do Ministério Público determinando a retirada das construções existentes – são os tradicionais bares – que estão em uma área de preservação ambiental. Aliás, este aviso vem de há algum tempo e o governo na verdade vem protelando uma decisão.
Pelo que se vê na atual temporada, que já está aberta oficialmente, nada vai mudar. O secretário de governo, Ronaldo Trojahn, no entanto, já disse que a Prefeitura vai ter que atender a determinação do MP.
Na prática, significa a demolição das construções (bares) – hoje são três em funcionamento – e dois que restaram só escombros pelo encerramento de suas atividades. Neste contexto, fica a dúvida com relação aos investimentos feitos por quem explora os bares, no entanto, conforme a legislação eles estão irregulares quanto à localização.
O balneário é a principal área de lazer dos cachoeirenses e deverá permanecer assim. O que o MP quer é que seja definida uma área com estrutura e nela seja só permitda a colocação de “food trucks”, ou seja, terminou a temporada encerram-se as atividades baristas\restaurantes. A tarefa da Prefeitura não será fácil, mas hoje ou amanhã terá que ser tomada sob pena de ação do MP.
IMPORTANTE
Aos finais de semana é grande a movimentação junto aos bares. Música ao vivo anima os veranistas e movimentam o balneário. Afinal, para chegar à Praia Nova basta atravessar de barco (canoa) o Rio Jacuí no final da Rua Moron ou, se preferir, de carro ou moto pela Ponte do Fandango até chegar à “prainha”.
ATENÇÃO
Na área destinada ao camping, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar se encarregou de determinar a demolição de construções que já existiam. Eram estruturas que ficavam de uma temporada para outra. Agora, no camping, só podem ser levadas barracas. E outra: terminou a temporada, tudo tem que ser levado de volta.