A rede municipal da Saúde altera a partir da próxima segunda-feira, os protocolos para aplicação dos testes para diagnóstico da Covid-19. Com o incremento dos casos verificado a partir da segunda quinzena de novembro, a Secretaria da Saúde está padronizando o turno da tarde, das 13 horas às 16 horas, em todos os postos de saúde. Como a manhã costuma ser mais procurada para consultas e demais exames, a proposta é concentrar os pacientes sob suspeita para o período de menor fluxo, sobretudo pensando na menor exposição possível dos frequentadores do ambiente a possíveis infectados pelo Coronavírus.
Na semana seguinte, portanto, a aplicação dos testes de antígeno já não ocorrem mais pela manhã em qualquer uma das unidades da rede pública.
A coordenadora do Departamento de Atenção em Saúde (DAS), Elisângela da Luz, enfatiza que, quando a procura estiver compatível com a estrutura de atendimento, a aplicação do exame ocorrerá na hora. Mas, quando o fluxo estiver alto, poderá ocorrer da equipe agendar o exame.