Mediante portaria publicada no Diário Oficial, a partir de 2 de janeiro estará oficializada a transferência da mantença da Escola Pedro Lovato para o Município.
Nesse sentido, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, já organizou o funcionamento da escola.
Em 2023, no período da manhã, serão atendidas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. Foram organizados novos itinerários de transporte e ficarão nesta escola alunos das comunidades próximas. Esses novos itinerários irão reduzir o tempo de permanência dos alunos nos ônibus e organizar a circulação dos ônibus escolares.
Os alunos dos anos iniciais da Pedro Lovato, como também os alunos das séries iniciais da EMEF Teófilo que residem nas comunidades próximas ao Potreirinho serão transferidos para a EMEF São Roque devido à nova estruturação dos transportes.
Na parte da tarde vão acontecer os projetos do contra turno escolar: agroecologia, cooperativa escolar, robótica, entre outros.
Com relação à gestão, assumirá a direção da Pedro Lovato a professora Tatiana Maus, e na EMEF Teófilo Teodoro Streck a direção estará a cargo da professora Nastácia Quoos Henkes.
Segundo a Secretária de Educação, Rosana Kohls, 2023 será um ano de muito trabalho e reorganização na estrutura da educação municipal, tendo grandes expectativas de que propostas muito potentes e significativas sejam implementadas. O foco será no pedagógico e na aprendizagem dos alunos. “Temos como meta avançar em termos de garantia de acesso ao conhecimento para as crianças, com especial ênfase na alfabetização e na superação das dificuldades ainda resultantes do período pandêmico”.
Faz também parte dessa reorganização a desativação da EMEF Luiz Cerentini devido ao número reduzido de alunos, os quais serão transferidos para a EMEF São Roque. Na comunidade do Capão do Veado a EMEF Edemundo Fontoura da Motta também será desativada como escola de ensino fundamental, sendo transformada em um espaço de atendimento especializado.