Covid-19: orientação técnica definiu novas estratégias para testagem e alterou as regras para isolamento de contaminados e contratantes, assim como enfatiza a retomada das medidas de segurança / Foto: Divulgação
O crescimento dos casos de covid-19 e a baixa cobertura vacinal da população com esquema completo no Rio Grande do Sul levaram a Secretaria Estadual da Saúde a atualizar a Nota Informativa 50 CEVS/SES-RS, que definiu novas estratégias para testagem e vigilância do coronavírus. A orientação técnica alterou as regras para isolamento de contaminados e contratantes, assim como enfatiza a retomada das medidas de segurança – principalmente uso das máscaras de proteção facial – para estes públicos que se encontram sintomáticos ou não, no contato confirmado com o vírus.
O período de isolamento aos confirmados com Covid-19 passa para sete dias, sendo o paciente vacinado ou não. Após esse período, se ainda houver sintomas, o contaminado deve aguardar 24 horas sem nenhuma reação (ausência de febre é muito importante) antes de retomar as atividades. Pessoas contactantes de casos confirmados, mesmo que sem sintomas e apresentando teste com resultado negativo, devem deixar o isolamento adotando rigorosamente as medidas de segurança, como o uso da máscara, higiene das mãos e distanciamento de dois metros dos demais. Pacientes com Covid-19 podem deixar o isolamento após o 7º dia, desde que adotando os protocolos até o 10º dia.
Dúvidas podem ser sanadas diretamente com os técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) pelos telefones (51) 3723-1351 ou 3724-6112 .