José Otávio visita a Câmara e agradece apoio aos projetos de seu governo

Por
José Otávio visita a Câmara e agradece apoio aos projetos de seu governo
CACHOEIRA DO SUL
1 de dezembro de 2022 - zé a azeve

Momento em que o presidente Azevedo recepciona José Otávio. Fotos; Cacau Moraes.

O prefeito José Otávio Germano, de Cachoeira do Sul, foi à Câmara de Vereadores, no início da tarde desta quinta-feira (1º), acompanhado por secretários, para uma visita ao Legislativo. O encontro foi definido como um ato cordial do Executivo pela aprovação de projetos e, principalmente, pelo aporte de recursos da Câmara a eventos municipais como a Feira do Livro e a Vigília do Canto Gaúcho, que se realiza neste final de semana no Ginásio da Fenarroz.

José Otávio foi recebido no plenário pelo presidente da Câmara, Azevedo da Susepe, e por vereadores que compareceram à chamada reunião informal. “Estou aqui para agradecer”. Assim o prefeito justificou sua presença na Câmara. “Esta Casa teve até agora um comportamento legal e constitucional, pois cumpriu seu dever de fiscalizar, observar, sugerir e pensar que devemos sempre ter em mente uma Cachoeira desenvolvida e forte”, disse José Otávio.

Para o prefeito, os RS 100 mil destinados à Vigília, proporcionam o resgate de um evento de expressão estadual. “Sei que os vereadores, independente, de fins ideológicos, estão voltados para uma cidade próspera tanto que houve um apoio substancial para a Feira do Livro, que este ano levamos para o Parque da Fenarroz, numa iniciativa inédita”, salientou José Otávio. Para o evento, a Câmara de Vereadores  devolveu R$ 30 mil ao Executivo para viabilizar a realização da 37ª Feira do Livro. O valor foi referente à antecipação de duodécimo do Legislativo.

ATENÇÃO

Na visita à Câmara, o prefeito assinou o projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Política Pública Animal em Cachoeira do Sul. A proposta, que passa a tramitar no Legislativo, teve origem numa indicação da vereadora Adriana Palladino. O projeto busca complementar a Lei Municipal 4.670/2022 que criou o Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (COMUPA), órgão que ainda não foi devidamente estruturado, principalmente, pela falta do fundo municipal que lhe permita uma atuação mais ativa. Para o ato, José Otávio chamou a vereadora para que houvesse um reconhecimento à sua iniciativa.

O COMUPA terá como objetivo  implementar e fiscalizar as políticas públicas de combate ao abandono e maus tratos de animais, bem como campanhas de conscientização e guarda responsável, vacinação, castração e microchipagem.

A criação do fundo destinado à política animal servirá para custear a aplicação de planos, programas, projetos e ações governamentais e não governamentais dentro das diretrizes municipais voltadas para o trato animal

IMPORTANTE

Já o presidente, Azevedo da Susepe, agradeceu a presença do prefeito na Câmara. Ao mesmo tempo, solicitou a José Otávio uma atenção especial às emendas impositivas dos vereadores. “Sempre pensamos no melhor para nossa cidade, por isto prefeito, a agilidade nos trâmites das emendas é um passo muito importante. “Esta cordialidade existente entre Executivo e Legislativo contribui para o fortalecimento do processo democrático e do desenvolvimento da comunidade”, observou.

BALANÇO

O prefeito José Otávio Germano aproveitou sua ida à Câmara para apresentar um balanço de seu governo. Exemplificou o esforço para administrar dívidas recebidas e o novo regramento adotado para o Fundo de Pensão dos Servidores (Faps). Ficou emocionado, quando recordou sua passagem como integrante do Legislativo. “Por dois anos como vereador aprendi muito, principalmente, pela convivência com grandes lideranças. Este período faz parte da minha vida política”, destacou.