Avanço da covid: HCB adota medidas sanitárias para conter contaminação entre médicos, funcionários e pacientes / Foto: Arquivo
O Hospital de Caridade e Beneficência divulgou nota na qual determina a volta da obrigatoriedade do uso de máscara no ambiente hospitalar. A medida começa a valer nesta quinta-feira (1º) e abrange funcionários, médicos, pacientes e todos os profissionais da saúde das áreas de assistência, administrativo e apoio. No mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde havia retirado essa obrigação por entender que a covid-19 havia regredido no município.
A medida foi adotada devido ao avanço da covid-19 em todo o Estado em razão da propagação da subvariante ômicron BQ.1 do coronavírus. A mesma regra vale para profissionais de serviços terceirizados, das áreas assistenciais, administrativas, de apoio, inclusive visitantes e acompanhantes.
Para os trabalhadores do HCB, é obrigatório o uso da máscara PFF2/N95, dispensada na farmácia interna. Além das dependências do próprio hospital, o uso se estende para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro Regional de Oncologia, ambulatórios externo e de especialidades e farmácia externa. Também está aberta a possibilidade de uso de máscara cirúrgica adquirida pelo próprio colaborador.
O indivíduo deve comunicar a supervisão imediata e a enfermeira do trabalho caso apresentar pelo menos dois desses sintomas gripais: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, distúrbios olfativos (diminuição ou perda de cheiro) ou gustativos (diminuição ou perda de gosto) e sintomas gastrointestinais. Por fim, é também obrigatório manter o esquema vacinal completo, com quatro doses aplicadas.