Final do ano se aproxima, chega o verão e as férias escolares, juntamente com o merecido descanso em família, neste período a busca dos pais por atividades com os pequenos aumenta.
No verão quente brasileiro, as opções sempre envolvem exposição ao sol e água, e as praias são o destino preferido dos adultos e das crianças também. Em meio a tudo isso, um fator importante deve ser observado: proteger os pequenos da exposição solar e da água.
A moda praia infantil apresenta uma infinidade de opções para ajudar os papais no desafio de proteger seus filhos. A seguir apresentaremos 3 dicas relevantes para te ajudar a escolher as peças para uso durante o verão.
Conforto
Um dos pontos mais importantes para se levar em conta certamente é o conforto, afinal, as crianças passam muitas horas brincando e envolvidas nas atividades.
Muito além da sensação de bem-estar, peças confortáveis protegem de lesões de pele que podem ser causadas pela fricção inadequada do tecido e outras, por exemplo, as causadas pela falta de ventilação adequada.
Outra dica importante é se atentar aos detalhes como costuras, elásticos, etiquetas e adereços decorativos das peças, que podem se tornar extremamente desconfortáveis.
Proteção solar
Praia e sol são quase sinônimos, sendo praticamente impossível desassociar um do outro. Quem não gosta de curtir a praia com um belo dia ensolarado?
Apesar dos benefícios do sol, a exposição aos raios solares, quando feita de forma inadequada, pode causar uma série de problemas, especialmente para as crianças, já que têm a pele mais sensível.
O problema mais óbvio e imediato é a queimadura, que em casos mais brandos pode ser muito dolorosa e, nos casos mais sérios, pode ser muito perigosa.
Outros perigos são a desidratação e a insolação, que podem levar inclusive à necessidade de auxílio médico.
Procure sempre por roupas térmicas e com proteção UV. Elas auxiliam muito no processo de bloqueio dos raios solares, conferindo maior proteção do que apenas com o uso dos protetores convencionais, além de serem muito práticas.
Escolha o tecido correto
Além da necessidade de escolher roupas com proteção solar, é muito importante estar atento aos tipos de tecido e escolher o tecido mais apropriado levando em conta alguns detalhes.
A grande parte das peças de moda praia infantil já tem por finalidade o uso para banho, mas, além disso, é importante certificar que o tecido tenha boa capacidade de repelir a água e de secar com rapidez.
O uso prolongado de peças úmidas, associado ao clima quente e abafado, favorece a proliferação de fungos e bactérias, especialmente quando em contato com as partes íntimas. Infecções urinárias, micoses, são os problemas mais comuns relatados durante o verão.
Por isso, escolha peças de tecidos que contenham tecnologia que garanta pouca (ou nenhuma) absorção de água. Outra dica é que a roupa tenha boa aderência ao corpo, de forma que impeça o máximo possível a entrada e acúmulo de água internamente.
Outro fator para se considerar sobre o tecido, é o tipo de atividade. Um simples banho de mar aceita tecidos com menor resistência, mas atividades mais intensas como banana boat ou aulas de surf, pedem tecidos reforçados, como o Neoprene, garantindo maior proteção contra lesões.