A Festa do Extrativismo e Cooperativismo de Pantano Grande – com a Festa do Cavalo, que estava há 7 anos sem ocorrer no Município, e a Extracoop – teve início no Centro de Remates, com destaque em nível regional. A programação segue até o dia 6.
A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades da região, como o presidente do Cisvale, Gustavo Shuch, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, Benito Paschoal, vice-presidente da Federação das Associações dos Município do RS, Gilson Becker, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rafael Henn, deputado estadual eleito, Edivilson Brum, e demais autoridades.
Em sua fala, o prefeito Mano Paganotto agradeceu a todos os presentes, ressaltando que a Extracoop e tornou realidade com o trabalho conjunto de “muitas pessoas” e destacou a importância das empresas patrocinadoras e expositoras “que acreditaram no potencial da feira”.
Uma das grandes expectativas do ato de abertura era a presença do governador Ranolfo Vieira júnior, o qual já tinha confirmado sua participação. Porém, devido aos bloqueios nas estradas do Estado e a implantação do Gabinete de Crise para gerenciar a situação dos protestos, teve que cancelar sua vinda.
Anterior ao ato de abertura, ainda houve o almoço de prefeitos e as assembleias do Cisvale e da Amvarp, com pautas de interesses regionais, contando com a participação dos prefeitos e lideranças dos municípios de Venâncio Aires, Candelária, Boqueirão do Leão, Vale do Sol, Vale Verde, Rio Pardo, Sinimbu, Vera Cruz, Minas do Leão e Encruzilhada do Sul.
Serão diversas atrações em seis dias de festa e, entre os destaques, estão os shows nacionais com Nenhum de Nós, Sem Reznha e Munhoz&Mariano.
A feira agrega empresas e cooperativas representantes do agronegócio, bem como as exposições morfológicas e apresentações de cavalos crioulos, árabes, percherons, paint horses, campeiros e pôneis.