Nova rodada da pesquisa Real Time Big Data sobre o segundo turno ao governo do Rio Grande do Sul traz Eduardo Leite (PSDB) com 52% dos votos válidos, enquanto Onyx Lorenzoni (PL) tem 48%. Na intenção de voto estimulada, o candidato do PSDB marca 49% e o do PL, 45%. Brancos e nulos somam 3%, o mesmo índice dos indecisos. Nas duas situações, Leite e Lorenzoni estão empatados dentro da margem de erro da pesquisa.
Em relação ao levantamento anterior, Leite cresceu um ponto nos votos válidos e, consequentemente, Lorenzoni perdeu um ponto. Na intenção de votos, o candidato do PSDB cresceu três pontos e o candidato do PL permaneceu no mesmo patamar.
Na estratificação do voto, Eduardo Leite está na frente nas faixas de renda que vai até cinco salários mínimos, tem a preferência do voto feminino e católico. Lorenzoni vai bem na faixa de renda de mais de 5 mínimos, está na frente no voto masculino e evangélico. Leite está 14 pontos à frente na região metropolitana de Porto Alegre. “Leite vem em tendência de alta, enquanto Lorenzoni estacionou. Mas o cenário permanece indefinido”, aponta Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data. A pesquisa entrevistou por telefone 1.000 eleitores no Rio Grande do Sul, nos dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RS-06206/2022.