Em fase preparatória à 10ª Conferência Municipal da Saúde, que deve acontecer em março de 2023, o Conselho Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul deflagrou um roteiro de encontros para ouvir as dificuldades e aspirações das comunidades em relação à saúde pública. A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da União Cachoeirense das Associações de Bairro (Ucab), abriu o cronograma pela comunidade de Taboão, no interior do município, em reunião promovida no último dia 14.
Nesta quarta-feira à noite, mais uma mini conferência escutou os contribuintes, desta vez no Bairro Quinta da Boa Vista, junto à sede da associação dos moradores. O evento, coordenado pelo presidente do CMS, Luiz Aníbal Vieira Machado, contou com as presenças do secretário municipal Marcelo Figueiró e do presidente da Ucab, Armindo Macedo, entre outras lideranças comunitárias. Durante a assembleia, os moradores elencaram as prioridades do bairro na área, reivindicando questões como o aumento no número de consultas diárias prestadas no posto de saúde da região, o atendimento especializado e multidisciplinar aos portadores de autismo e mais agilidade nos processos que habilitam aos procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As mini conferências são agendadas sempre para às 19h30, a fim de propiciar a participação dos trabalhadores e suas famílias. A próxima reunião ocorre na terça-feira no Alto do Amorim, em local a ser confirmado pelo conselho. Ainda neste mês, no dia 28, o roteiro segue para a localidade de Enforcados, no perímetro rural.