A volta de praças de pedágio na BR-290

Por
A volta de praças de pedágio na BR-290
REGIÃO
13 de outubro de 2022 - Manutenção na BR-290 / Crédito: Reprodução

Projeto também prevê duplicação da rodovia. Foto: Divulgação.

A BR-290 poderá praças de pedágio a partir de 2023. Pelo menos é o que informa a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). A ideia é a concessão de parte da rodovia – entre Porto Alegre e Caçapava do Sul. A partir da próxima segunda-feira (17), a ANTT começará a receber contribuições sobre o estudo. A data foi definida após reunião de diretoria realizada no início deste mês.

A projeção de investimentos para quem vencer a concorrência está na ordem de R$ 4,40 bilhões durante o período da concessão, que também prevê a retomada da duplicação da BR-290.

ATENÇÃO

Está estipulada a existência de uma praça de arrecadação a cada 100 quilômetros na BR-290, entre Porto Alegre e Caçapava do Sul. Ao todo, serão uma extensão considerável que deixarão de ser responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O prazo de concessão será de 30 anos.

IMPORTANTE
A BR-290 já teve pedágios.

– As cancelas em Eldorado do Sul, na BR-290 foram levantadas em julho de 2018, quando chegou ao fim o contrato com a Triunfo Concepa.

– Em Eldorado do Sul e Pantano Grande, as praças deixaram de ter cobrança em dezembro de 2013.