Abertura oficial do plantio da soja no RS destaca importância de Cachoeira do Sul

Por
Abertura oficial do plantio da soja no RS destaca importância de Cachoeira do Sul
RURAL
12 de outubro de 2022 - 11133204_2048851_GDO

Crédito: Grégori Bertó / Palácio Piratini

O Governo do Estado participou da abertura oficial do plantio da soja no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, em Júlio de Castilhos. O início simbólico se deu em cerimônia realizada no Sindicato Rural da cidade e contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, do prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin Dalla Corte, empresários, lideranças e produtores rurais.

Segundo estimativa inicial da safra divulgada pela Emater/RS-Ascar no final de agosto, a produção de soja pode alcançar no Estado 20,5 milhões de toneladas no ciclo 2022/2023. A área plantada está projetada em 6,5 milhões de hectares.

“A cadeia da soja representa cerca de 20% do PIB gaúcho. É um segmento que olhamos com muita atenção. Por isso, uma das nossas diretrizes foi mitigar ações para ajudar os produtores em momentos de estiagem, que infelizmente são mais frequentes e mais acentuadas. Mas esta nova sofra traz uma boa expectativa, e deveremos seguir como o segundo estado produtor de soja do país, só atrás de Mato Grosso. O sucesso do campo é o sucesso do nosso Estado” – governador Ranolfo Vieira Júnior

A soja é cultivada em todas as regiões do Estado, por pequenos, médios e grandes produtores, com maior concentração no Norte e no Noroeste. Entre os principais municípios gaúchos estão Tupanciretã, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões, São Gabriel, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Dom Pedrito e Santa Bárbara do Sul.

Atualmente, o RS reveza a segunda posição nacional com o Paraná como maior produtor do segmento. O primeiro colocado é o Mato Grosso. No ciclo 2020/2021, a safra gaúcha de soja alcançou uma produção recorde de 20,4 milhões de toneladas. Em 2021/2022, a colheita foi de 9,3 milhões de toneladas, dado que reflete a quebra provocada pela estiagem que assolou o Estado.

Grande parte da soja gaúcha é exportada. Em 2021, o Estado embarcou mais de 15 milhões de toneladas de produtos do complexo soja para 55 países, movimentando US$ 7,81 bilhões. A China foi a maior compradora. Esta é a principal pauta das exportações do agronegócio gaúcho, tendo sido responsável por mais de 50% das exportações do agro em 2021. “O complexo da soja, que gera 1/5 da riqueza do nosso Estado e é muito importante para o Brasil. Espero que tenhamos uma grande safra e uma boa sorte em relação ao clima”, afirmou o secretário Lopes.

SOS Estiagem inicia pagamentos

Durante a abertura do plantio, o governador Ranolfo anunciou o início do pagamento do SOS Estiagem. Serão R$ 80 milhões para 80 mil famílias de pequenos produtores. O pagamento se inicia nesta quinta-feira (13/10), via Banrisul. Na primeira fase, 12.900 famílias serão contempladas, entre assentados da reforma agrária, ribeirinhos, indígenas e quilombolas.