Docente Bartolomeu Machado Júnior, do Senac Cachoeira do Sul, traz conceitos e táticas do marketing digital que podem ser aplicados em ambientes corporativos / Foto: Divulgação
Mais do que uma tendência, o marketing digital vem para transformar os negócios no ambiente digital e, principalmente, alavancar os resultados e oportunizar o sucesso das empresas, marcas, produtos e serviços. O que pouca gente sabe é que o marketing digital é muito semelhante ao negócio digital, mas ambos são distintos quando se trata de profissionais ou organizações que pretendem promover a sua marca para alcançar maior exposição junto ao seu público definido.
Segundo o especialista e docente do Senac Cachoeira do Sul Bartolomeu Machado Júnior, o objetivo desses dois tipos não é o mesmo, o que muda são as prerrogativas que cada uma destas áreas tem com o intuito de alcançarem seus resultados. “Um exemplo para as pessoas não confundirem o marketing digital com negócio digital é que o marketing digital vai conectar o cliente potencial com o produto, e o setor de vendas é o onde vai haver, de fato, o fechamento da venda pelas oportunidades geradas das ações de marketing”, explica.
Mas, afinal, o que é marketing digital? Primeiramente é preciso esclarecer o que ele não é. Muitas pessoas confundem marketing digital com negócio digital, pois essa confusão de trabalhar com ambos é muito comum. “Marketing é o braço de um negócio. Um negócio possui vários setores como RH, contábil, financeiro, comercial, entre outros. Neste caso o marketing é um braço do setor comercial juntamente com vendas e, neste ponto, está aí outro aspecto que você não deve confundir, o marketing com as vendas”, enfatiza Bartolomeu Jr.
É preciso lembrar que, dependendo do segmento que o seu negócio esteja atuando, é provável que o cenário seja às vezes de saturação. Logo, é necessário elaborar um plano de marketing pessoal ou empresarial a fim de fazer negócio. Isso porque, para os clientes, não faltam opções de profissionais e empresas com variedades de marcas no mercado. “Quando você tem uma empresa que geralmente é o caso de um negócio digital, pelo menos, no começo você acaba fazendo marketing e vendas como se fosse algo único, mas é relevante entender as diferenças para que seu negócio possa se desenvolver e saber dividir estas áreas”, pontua o especialista.
Os conceitos do marketing digital
O marketing digital possui diversas estratégias compostas por ações bem definidas com o objetivo de qualificar a marca de determinado profissional ou empresa e seus produtos ou serviços dentro do mercado de trabalho. Essas estratégias subsidiam a sua missão de encontrar seu cliente ideal e promover seu produto e marca.
7 principais táticas do marketing digital:
- Marketing de Conteúdo: é a criação e distribuição de conteúdo com o objetivo de fazer com que as pessoas te conheçam, com o objetivo de gerar visitas ao seu site ou blog, gerar cadastros na sua lista de e-mail e também atrair clientes em potencial;
- Marketing nas Redes Sociais: é basicamente promover a sua marca e conteúdo nos seus canais de mídias sociais também como os mesmos objetivos de gerar visitas, cadastros e atrair clientes em potencial;
- E-mail marketing: é responsável por criar uma comunicação voltada ao lado mais pessoal, gerando um relacionamento seu ou da sua empresa com clientes em potenciais que se cadastraram em sua lista. Por meio do e-mail você pode enviar conteúdo de qualidade, realizar promoções, eventos e muitas outras ações a fim de criar relacionamento e praticar vendas;
- Anúncios pagos: é uma forma de atrair clientes pagando por cliques ou visualizações que você tem em seus anúncios. As pessoas que acessam seu anúncio podem ser atraídas para uma página de vendas ou simplesmente conhecer melhor a sua marca. As plataformas mais usadas no marketing digital para fazer anúncios pagos são: Facebook Ads e Google Adwords;
- SEO – Search Engine Optimization: é a otimização para mecanismos de busca. Fazer SEO é otimizar seu site ou seu blog para aparecer nas buscas do Google e Yahoo, entre outros. Ou seja, te ajuda a ter mais visitantes de forma gratuita no seu site;
- Marketing de Afiliados: é a forma de promover os produtos de outra pessoa ou empresa com o objetivo de ganhar uma comissão em troca pelas vendas que você realizar;
- Web Analytics: análise de dados que você pode fazer para saber quais resultados suas estratégias estão trazendo. Se fizer marketing e não consegue mensurar seus resultados, como vai saber quais ações que estão valendo a pena e quais estão precisando mais esforços e atenção? A principal ferramenta para análise de dados hoje é o Google Analytics, ferramenta poderosa e gratuita que se torna imprescindível para quem atua com marketing digital.
Para o especialista, essas sete táticas são as principais ações do marketing digital e, a partir delas, é possível encontrar inúmeras estratégias para atingir um determinado objetivo. “Se você está começando no marketing digital, é importante que saiba a necessidade de estudar essas táticas, pois elas vão te levar a outros meios, te tornando mais conhecido. Isso pode envolver sua autoridade em seu segmento e, com isso, alavancar vendas. Além disso, você pode usar o marketing digital para atingir metas específicas para a sua carreira e seu negócio digital, pois agora sabemos que há uma discrepância entre marketing digital e negócio digital”, finaliza.
*Mini currículo: Bartolomeu Machado Júnior é Técnico em Contabilidade, bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração de Negócios, pós-graduado em Administração Pública, pós-graduando em Docência para Educação Profissional – Business Coach, e docente do Senac Cachoeira do Sul.