Berço do futebol, a Inglaterra tem alguns dos times mais adorados de todo o mundo, como Liverpool e Manchester City. Porém, como o esporte não para de se reinventar, há sempre novos jogadores e clubes se destacando.
A grande novidade é o Leicester City que, como o nome sugere, é uma equipe da cidade de Leicester, a 159 km de Londres. O clube existe desde 1884, e foi promovido para a Premier League na temporada de 2013-2014. Antes disso, o time não era bem visto, tanto que a maior parte dos ingleses apostavam contra a vitória dele.
Primeiro título da Copa da Inglaterra
Mesmo sendo um time antigo e com bastante tradição, o Leicester City só conquistou a Copa da Inglaterra em 2021. A competição, que já teve 145 edições, é a mais antiga do mundo, e já consagrou muitas equipes. A que tem mais títulos é a Arsenal com 14.
A vitória recente do Leicester City, na final contra o Chelsea, só mostra o quanto a equipe está em uma boa fase. Porém, o sucesso não se repetiu em 2022. Neste ano, o Liverpool levou a taça, depois de ter derrotado o Chelsea.
Investimento milionário
Um dos principais destaques do Leicester, quando o time explodiu em 2014, Riyad Mahrez foi contratado por 500 mil libras. Com a camisa do Leicester City, o atleta ajudou a conquistar a EFL Championship e o Campeonato Inglês da temporada 2015-2016.
O jogador, que é francês e tem pais argelinos, se destacou tanto que começou a ser cobiçado por outros times. Em 2018, o atacante foi vendido ao Manchester City por cerca de 60 milhões de libras.
Palpite valioso
Por estar sempre na lanterna das disputas, o Leicester foi visto durante a maior parte da sua história como azarão. Pensar e apostar na vitória do time era algo arriscado e, por isso, as casas de apostas pagavam bem pelo palpite (e caso ele se concretizasse).
Porém, o que parecia ser algo impossível para muitos se concretizou, e ajudou a realizar sonhos. Em 2016, a vitória do time inglês fez com que 23 pessoas levassem uma bolada para casa. Até então, as odds para o clube eram bem altas, na ordem de 5000:1, ou seja, a cada uma libra investida, a pessoa ganharia 5 mil em caso de acerto. O mais lógico e menos arriscado, naquela época, era apostar no oponente do Leicester, porém, houve quem acreditasse no azarão.
As raposas
Na cidade de Leicester, é comum a prática de caçar raposas. Por esse motivo, o mascote do time, que inclusive estampa o logo, é o animal. Ao observar bem, também é possível notar que a raposa está na frente de uma flor. Chamada de cinquefoil (cinco folhas), a planta é uma das mais tradicionais do país, além de estar no emblema da família Beaumont de Leicester, do século XI.
Impulso financeiro
Durante muitos anos, o Leicester City foi um time médio, com baixo orçamento se comparado aos clubes mais populares. Em 2010, porém, o clube foi comprado por 39 milhões de libras pelo grupo asiático, Asian Football Investments.
Apesar de ainda não se equiparar a equipes como Manchester City e Chelsea, é inegável o quanto o aporte financeiro impulsionou o clube a atingir os resultados atuais. Para se ter uma ideia, na temporada 2014/2015, o clube estava no 19º em valor, valendo cerca de 41 milhões de libras. Na temporada seguinte, o time pulou para a 12º posição, atingindo a cifra de 95 milhões de libras.
Depois de toda a reviravolta dos últimos anos, agora é esperar para ver se o Leicester City vai continuar indo para cima dos grandes clubes e conquistando mais prêmios. Quem sabe o time não saia da posição de azarão para um dos favoritos dos ingleses.