Amigos inseparáveis, Marlon Santos e Claudio Tatsch formam uma parceria que vai muito além da política / Fotos: Divulgação
A dobradinha por Cachoeira do Sul na caminhada rumo à Câmara dos Deputados, em Brasília, e à Assembleia Legislativa gaúcha, em Porto Alegre, está eleita. O ex-prefeito de Cachoeira e atual deputado federal Marlon Santos (PL/RS) garantiu mais uma vez a sua cadeira em Brasília, e o cachoeirense Claudio Tatsch (PL), assessor de Marlon, foi eleito deputado estadual.
CLIQUE AQUI E ACOMPANHE A FINALIZAÇÃO DOS NÚMEROS DO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES 2022
Com 99,06% das urnas apuradas, Marlon está reeleito com 85.618 votos, o equivalente a 1,41% dos votos dos gaúchos. Dentro da mesma perspectiva de apuração, Tatsch está eleito com 25.928 votos, o que representa 0,42% dos votos válidos do RS.
Amigos inseparáveis, eles formaram a dobradinha apostando nos eleitores cativos de Marlon, que tradicionalmente faz votos em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul. Assessor parlamentar do deputado em Brasília, Cláudio Gilnei Tatsch é considerado o braço direito de Marlon.
Além da parceria na política, Cláudio Tatsch é também voluntário no centro mediúnico onde Marlon Santos atende em Cachoeira do Sul, na Volta da Charqueada, aos sábados. Tatsch se faz presente em todos os atendimentos. É ele quem faz a coordenação das excursões que trazem de pessoas de todo o Rio Grande do Sul e até de outras regiões do país em busca de cura para os mais diversos males através da espiritualidade de Marlon Santos. Tatsch também é um fiel escudeiro do amigo nas atividades agropecuárias na propriedade rural de Marlon, na localidade de Mineração, interior de Cachoeira do Sul.
O grande trampolim eleitoral de Cláudio Tatsch nesta eleição foram os cachoeirenses, que depositaram nas urnas 9.266 votos, o que representa 21,05% do total de votos que ele recebeu no RS. Essa é a primeira vez que Cláudio Tatsch disputa um cargo eletivo.
AIRTON LIMA
Se por um lado Cachoeira do Sul garante uma cadeira na Assembleia Legislativa com a eleição de Claudio Tatsch, por outro o atual deputado Airton Lima (Podemos) não conseguiu a reeleição. Ele obteve 26.996 votos e ficou de fora por não ter alcançado o coeficiente eleitoral.
PERFIL:
QUEM É CLÁUDIO TATSCH
– 48 anos
– Em 2003, foi assessor parlamentar do então deputado estadual Marlon Santos
– Em 2005, com a eleição de Marlon Santos como prefeito de Cachoeira do Sul, torna-se secretário de Governo na Prefeitura
– Foi sócio de uma serraria em Cachoeira do Sul
– Em 2011, assume novamente a função de assessor parlamentar de Marlon na Assembleia por dois mandatos
– Em 2018, torna-se superintendente da Assembleia gaúcha durante a presidência do deputado Marlon Santos
– Em 2019, assume como chefe de gabinete do deputado federal Marlon Santos na Câmara dos Deputados, em Brasília.