Prefeitura tem que criar um fundo para redução da passagem urbana

Por
Prefeitura tem que criar um fundo para redução da passagem urbana
CACHOEIRA DO SUL
31 de agosto de 2022 - onibus1601-768x330

Jurídica da Prefeitura realiza estudo. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Cachoeira terá que enviar para Câmara de Vereadores nas próximas semanas um projeto de Lei para criar o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU). O novo órgão será responsável pela fiscalização da gestão financeira do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana (FMMU) da cidade, que poderá receber recursos do governo federal, através Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). Neste contexto, está a gratuidade no transporte público urbano para idosos acima de 65 anos e, por consequente, baixar o preço do transporte coletivo para os demais passageiros em Cachoeira do Sul.

Segundo o procurador jurídico da Prefeitura, Robinson Zahn, está em estudo se o COMTURB (Conselho Municipal de Transporte Urbano), que já existe possa ser utilizado, ou o governo terá que elaborar uma lei específica para criar CMMU. “O quanto antes queremos definir esta situação”, disse Zahn.

Em entrevista para Rádio Fandango FM nesta terça-feira (30), o consultor da Transportes Nossa Senhora das Graças (TNSG), Valdir Souza, informou que estava mais do que na hora de existir um subsídio para o transporte coletivo urbano em todo o país.

Segundo Valdir, quanto mais elevada a passagem diminui o número de passageiros e, por consequente, aumenta ainda mais o valor. Reiterou que a passagem de ônibus na cidade, coma alocação de recursos por parte do governo federal poderá ficar entre R$ 4,50 e R$ 4,80.