Paraíso do Sul tem o primeiro caso suspeito para a varíola do macaco (monkeypox). A paciente é uma mulher adulta que procurou o Posto de Saúde com os sintomas da doença. Em estado estável, ela em isolamento em casa. Foi realizada a coleta e segue a espera pelo resultado do exame. A Secretaria Municipal da Saúde já traça estratégias de enfrentamento ao vírus que é transmissível e passou a ser considerado comunitário no Estado.
A monkeypox é causada por um vírus e a principal forma de transmissão é por meio do contato com a pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado.
Entre as medidas e protocolos de prevenção, a pasta municipal deve reforçar o uso de máscara facial em espaços de saúde. A lista de sintomas inclui febre, dor de cabeça intensa e dor nas costaso. Já as lesões na pele costumam surgir mais frequentemente na face e extremidades.
O teste para monkeypox é realizado gratuitamente no Posto de Saúde. A vacina é a melhor forma de prevenção. No entanto, ainda não existe imunizante disponível para a doença e, desta forma, evitar o contato com paciente sintomático segue sendo a recomendação.