Crédito: Leonardo Lenskij
A cerimônia de abertura da 39ª Expoagas – Convenção Gaúcha de Supermercados, que aconteceu na manhã desta terça-feira, no Teatro do Sesi, foi marcada por homenagem e discursos valorizando a retomada da realização presencial do evento, que não era realizado desde 2019. O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, realizou a entrega do Troféu Supermercadista Honorário, mais alta distinção oferecida pela entidade, ao poeta, escritor e publicitário gaúcho, Luiz Coronel. O profissional transformou a comunicação nos supermercados e deixou um legado no setor. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e demais autoridades e lideranças. A expectativa da Agas é movimentar R$ 560 milhões em negócios nos três dias de evento, que vai até quinta-feira.
Durante o discurso, Longo destacou a bravura dos profissionais do setor supermercadista durante os complexos desafios impostos nos últimos anos. “Hoje, percebemos que estávamos vendo a história ser escrita diante dos nossos olhos, com os mais de 120 mil colaboradores dos supermercados gaúchos unindo-se a profissionais da saúde, segurança e logística, na linha de frente do combate ao coronavírus. Mesmo com todas as tristes perdas que tivemos, mesmo diante das agruras e das chagas abertas pela pandemia, em nem um único dia, em nem um único município, faltaram alimentos e produtos de necessidade básica para os consumidores gaúchos”, relatou. Longo também defendeu a comercialização de medicamentos isentos de prescrição médica em todos os supermercados brasileiros: “Acredito que já tenhamos esgotado nossas provas de que a democratização do acesso a estes itens será benéfica para o consumidor, pois trará competitividade de preço e acessibilidade às cidades que não têm farmácias, sendo que o fim da reserva de mercado trará ganho no bolso do cliente”. Por fim, o presidente destacou que “os supermercados seguem fazendo seu trabalho, buscando a excelência operacional e o bom atendimento dos gaúchos”.
Em seguida, Luiz Coronel foi chamado ao palco para receber o prêmio Supermercadista Honorário e afirmou: “O povo tem pressa para que a alegria regresse dançando e cantando nas ruas, após a pandemia. E que importância têm os mercados neste processo, distribuindo aos lares deste país a fora o pão de cada dia”. Especialista na arte de comunicar, Coronel indicou que a propaganda é o casamento entre o comércio e a arte, e que a comunicação das empresas deve carregar o DNA, a cultura e os valores das organizações para trocar emoções. “É com alegria de servir, que se constrói um setor de serviços forte”.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforçou a valorização do setor produtivo. “Quem produz neste país precisa ser aplaudido pelo poder público. Esta Feira carrega traços importantes, principalmente pela inovação disseminada e pela potencialidade da nossa indústria gaúcha”, informou. Já o presidente da Abras, João Galassi, destacou o trabalho realizado na sede em Brasília para desenvolver e fortalecer o setor supermercadista. “Quem defende a pauta do setor defende os milhões de colaboradores que empregamos, os milhões de clientes e consumidores que atendemos e a economia brasileira pela representatividade no PIB do País”, concluiu.