Certa vez, o dono de um pequeno sítio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: “Amigo, estou precisando vender o meu sítio, será que poderia redigir o anúncio para o jornal?”
Assim, Olavo Bilac, que conhecia bem o sítio do amigo, o qual também frequentava, apanhou um papel e escreveu:
“Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, é cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda.”
Meses depois, o poeta encontra-se com o amigo e pergunta-lhe se tinha vendido o sítio. “Nem penso mais nisso” – disse o homem – “quando li o anúncio que você escreveu é que percebi a maravilha que tinha. Desisti imediatamente de vender aquele paraíso”.
Bem que poderíamos agir assim também e passar a nos dar conta do verdadeiro valor da vida divina que temos à nossa disposição, aqui e agora, e de tudo que ela nos oferece de mais perfeito e maravilhoso a cada instante.
Somos tão privilegiados que o nosso dia já nasce repleto de motivos para agradecermos, a começar por esse ar que respiramos agora e que nos mantém vivos, e por todos os sonhos e objetivos que já conquistamos, pelos alimentos que consumimos diariamente, entre outras tantas dádivas que recebemos em todos os momentos.
Isso sem falar na especial gratidão merecida sempre por aquelas pessoas imprescindíveis ao nosso bem viver diário, por ajudarem a tornar mais agradável, mais prazerosa, mais amável e muito mais feliz a nossa estada aqui na Terra.
A melhor forma de sermos gratos a todas as dádivas de que possuímos é encarar a nossa vida como o bem mais precioso que alguém pode ter e por isso cada momento merece ser tratado com nosso amor na potência máxima, a ponto de evitarmos sempre ter pensamentos e sentimentos que possam nos fazer sofrer ou nos tornar infelizes, o que só depende de nós, os únicos comandantes do que pensamos e sentimos.
Parabéns para nós por todos os abençoados privilégios que temos desde sempre… agora inclusive.
O melhor de tudo é que a gente tem opção. A começar por concordar ou não com as afirmações acima.
Ótima semana, queridos leitores e leitoras!
Cleo Boa Nova é publicitário, palestrante, escritor, músico e comunicador, autor dos livros “A Nossa Vida é a Gente Quem Cria. Senão Não Seria a Nossa Vida” e “Viva Feliz o Dia de Hoje. Viva!” e autor-intérprete do CD “Paz e Alegria de Viver”.