Galhos de árvores caem sobre túmulos no Cemitério Municipal

Por
Galhos de árvores caem sobre túmulos no Cemitério Municipal
CACHOEIRA DO SUL
7 de julho de 2022 - queda

Árvores centenárias estão em situação de risco. Foto: Cacau Moraes.

A constante queda de galhos de árvores sobre túmulos no Cemitério Municipal de Cachoeira do Sul causam transtornos e preocupam famílias, que têm entes queridos no campo santo. As espécies de araucárias existentes no local são centenárias, mas basta um vento forte para que ocorram reclamações sobre danos no maior e mais antigo cemitério, localizado na zona norte da cidade.

Nesta semana, pelo menos seis túmulos foram atingidos e tem uma árvore, cujas raízes estão levantando parte de uma calçada colocando em risco os túmulos das proximidades. O administrador do cemitério, Alex Santos, disse que está há cerca de 30 dias no cargo e já solicitou apoio à Secretaria do Meio Ambiente, que busca uma ação para o corte ou poda das árvores.

Uma das dificuldades é o equipamento necessário para a realização do trabalho. “A pasta do Meio Ambiente tem equipe, mas as árvores estão situadas na área central do cemitério”, salientou Alex, acrescentando que deverá ser solicitado apoio ao Exército. “Tem outra questão que é a rede de alta tensão nas proximidades e, por isto, deverá ocorrer um planejamento para uma ação que não venha a causar mais transtornos.

ATENÇÃO

A queda de galhos de árvores sobre túmulos já acontece há algum tempo. Além dos danos, a administração do necessita proceder os trâmites necessários, para que a Prefeitura venha a ressarcir as famílias prejudicadas, um procedimento que muitas vezes demora muito tempo.