As inscrições para a EJA – Educação de Jovens e Adultos – na modalidade ensino fundamental estarão abertas a partir de quarta-feira, se estendendo por todo o mês de julho. Em Cachoeira do Sul, a Secretaria Municipal de Educação oferta a EJA em cinco escolas: EMEF Maria Pacicco de Freitas, EMEF Dora Abreu, EMEF Baltazar de Bem, EMEF Alarico Ribeiro e ECIM Dinah Neri Pereira.
Nestas escolas, qualquer pessoa acima de 15 anos que não tenha concluído o ensino fundamental pode completar seus estudos. Cada semestre (módulo) corresponde a um ano letivo. Desta forma, a conclusão do fundamental é feita em menor tempo do que no ensino regular. Além disso, os alunos podem ter o processo de conclusão acelerado, conforme desempenho em sala de aula.
Para se matricular, basta o aluno procurar uma destas escolas. A própria escola faz a avaliação para saber em que módulo o aluno se enquadra.
As aulas acontecem à noite, com 3 horas de aula por noite. A SMEd disponibiliza alimentação para todos os alunos da EJA.
As rematrículas da EJA podem ser feitas no período de 18 a 22.
Para o segundo semestre, a SMEd está planejando diferentes atividades para os alunos da EJA, como palestras e encontros com foco, principalmente, no mercado de trabalho.