Alcindo da Rosa é feirante há 54 anos e guarda com carinho o registro histórico da agricultura familiar cachoeirense / Fotos: PMCS/Divulgação
O feirante Alcindo da Rosa entregou nesta terça-feira (14) à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Smap) uma raridade. Trata-se de uma foto que data do ano de 1969 e que retrata o tempo em que pequenos agricultores de Cachoeira do Sul faziam a venda de produtos de hortifruti na Praça José Bonifácio, no entorno das Águas Dançantes.
Naquele tempo, ainda não existia a Feira Livre Municipal, que só foi inaugurada em 13 de dezembro de 1986 e cuja estrutura abriga até hoje os feirantes na esquina das ruas 15 de Novembro e Milan Krás. Alcindo é feirante há 54 anos e entregou uma cópia do registro que guarda com carinho exposto na sua casa.
Na foto, além dele, aparecem outros dois colegas: José Filis da Silva e Hernani Hineraski, que por muitos anos atuaram ao seu lado na Feira Livre Municipal. Hoje a Feira Livre Municipal conta com uma infraestrutura que oferece comodidade, organização e segurança aos 48 feirantes ativos, recebendo centenas de pessoas semanalmente. A feira acontece às sextas e sábados, a partir das 6h da manhã.
Atualmente a comunidade encontra na feira hortaliças, frutas, pães, cucas, bolos, doces, plantas, flores, queijo, mel e artesanato.