Secretária Angela Schuh e diretor do Senac Cachoeira do Sul, Rafael Tunes, consolidaram parceria pedagógica que beneficiará cerca de 400 estudantes cachoeirenses / Foto: Smed/Divulgação
O Senac Cachoeira do Sul e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) firmaram uma parceria que beneficiará cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul com oficinas de reforço escolar para não-alfabetizados. As atividades integram o Programa de Recomposição de Aprendizagens da Smed e têm por propósito promover o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, a partir das defasagens apresentadas no período da pandemia, garantindo apoio educacional para os estudantes do ensino fundamental.
O Senac será responsável por contratar e gerenciar os docentes que darão as oficinas de reforço de matemática, português e jogos pedagógicos, no turno inverso das aulas, com oficinas de manhã e à tarde, com carga horária de três horas por turno. Cada aluno participará duas vezes por semana das oficinas.
As atividades acontecerão na Ulbra. A alimentação e o transporte dos alunos ficam por conta da Smed.
Os alunos que participarão das oficinas, que devem iniciar em agosto, foram selecionados por avaliação diagnóstica e testes de fluência em leitura feitos pelos próprios professores, a pedido da Smed. Conforme declarou a secretária municipal de Educação, Angela Schuh, as oficinas terão ênfase na alfabetização matemática e no letramento, envolvendo, preferencialmente, alunos do 2º ao 5º ano.
SENAC É REFERÊNCIA
Segundo o diretor do Senac, Rafael Tunes, a parceria com a Smed para a concepção e desenvolvimento destas oficinas pedagógicas será importante para a educação no município, visto que a oferta de contraturno escolar pela instituição é referência em todo Estado do Rio Grande do Sul.