Vereadores pedem intervenção do Dnit na BR-153

Por
Vereadores pedem intervenção do Dnit na BR-153
POLÍTICA
29 de maio de 2022 - camara

A pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul desta segunda-feira contempla pedidos destinados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para intervenções na BR-153.

Um requerimento – de autoria do vereador Marcelo da Empresa – solicita um estudo para verificar a viabilidade de construção de uma rotatória na BR-153, na Curva do Comercial, ou autorizando ao Poder Executivo de Cachoeira do
Sul para implantar a estrutura. Uma indicação do vereador para a Prefeitura tem o mesmo objetivo.

Já o vereador Alex da Farmácia requer ao DNIT uma rede de iluminação pública na BR-153, junto ao Trevo do Comercial até a empresa Tritec Cereais. Outro requerimento do parlamentar ao Dnit também solicita rede do Posto Marina até o Trevo da Horbach.

Uma indicação do vereador Magaiver Dias ao DNIT sugere manutenção da pintura e da instalação de sinalizadores na BR-153 no trecho que compreende a Avenida Marcelo Gama e o acesso a RSC-287.

Aeroporto

O presidente da Câmara de Vereadores, Azevedo da Susepe, é autor de um requerimento e de uma indicação que solicitam melhorias no Aeroporto Municipal Nero Moura.

No requerimento, Azevedo pede que ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, a ampliação das rotas de voos regulares, realizando os investimentos necessários para qualificar o Aeroporto Municipal Nero Moura a receber voos regionais. Na indicação, o parlamentar solicita ao Poder Executivo a realização de melhorias para o mesmo fim.

Na pauta do dia, Azevedo ainda requer que a Corsan instale chuveiros comunitários na Praia Nova. O vereador cita no requerimento os exemplo da cidade de São Jerônimo e do Litoral gaúcho.

Saúde

Duas indicações do vereador Magaiver Dias impacta a área da Saúde. Em uma delas, o parlamentar indica o cadastro junto ao Ministério da Saúde para uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cachoeira do Sul, a ser instalada na Zona Sul.

Na outra indicação Magaiver pede um estudo para quantificar os pacientes que sofrem de Mal de Parkinson e Alzheimer no Município.

O vereador ainda indica ao Executivo Municipal a realização de um estudo para verificar a viabilidade da criação da Secretaria Municipal de Habitação.

Empresas, Cultura, Direito e Obras

A sessão do Poder Legislativo também conta na sua pauta com o projeto de lei 41/2022, do Executivo Municipal, sobre a instituição e organização do Sistema Municipal de Cultura.

Em outro projeto de lei, de autoria da vereadora Adriana Palladino, está prevista a implantação da iniciativa  “Saber Direito”, que contempla a “prática de ministrar palestras sobre temas ligados ao Direito público e privado”.

O vereador Alex da Farmácia pede informações para a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio sobre áreas da Prefeitura Municipal que poderiam ser disponibilizadas para a instalação de empresas em Cachoeira do Sul.

Também na pauta da reunião está uma sugestão do vereador Augusto Cesar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tomar medidas que possam “arrumar o Château d’Eau”.

Sobre ruas sem pavimentação em Cachoeira do Sul, uma indicação do vereador Antonio da Saúde projeta o estudo sobre a possibilidade de buscar um convênio com o Exército.

A reunião da Câmara terá início às 14 horas desta segunda-feira.