Novo canal de comunicação da Defesa Civil chega para agilizar os atendimentos emergenciais em Cachoeira do Sul / Foto: EBC
A Defesa Civil de Cachoeira do Sul terá um canal direto de comunicação com a população, em atendimento ao Eixo 03 Comunicação e Interação do Programa Cachoeira do Sul Resiliente, o qual traz a comunicação e interação entre a comunidade e órgãos de proteção e de urgência e emergência como uma ferramenta de gestão de risco.
A Prefeitura Municipal contratou duas linhas de telefonia móvel com internet as quais serão utilizadas exclusivamente nas ações de Proteção e Defesa Civil. A Defesa Civil mantém agentes de sobreaviso 24 horas por dia, inclusive aos feriados e finais de semana em caso de urgências e emergências.
A Defesa Civil salienta que o telefone (51) 99535-8310 será utilizado para receber solicitações de atendimento da população. A outra linha será utilizada para comunicação interna entre órgão do Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil e para o desenvolvimento de outros projetos de comunicação.
Para acionar a Defesa Civil a orientação é de que a população utilize mensagens via WhatsApp, enviando nome completo, endereço, tipo de ocorrência e se possível foto que demonstre a situação e localização. “Estas informações ficarão registradas para atendimento e podem não apenas agilizar, mas também qualificar o atendimento, pois a visualização de imagens poderá auxiliar na definição de prioridades e materiais e equipes necessárias para o atendimento da ocorrência”, explica o coordenador, Edson das Neves Júnior.
COMO ACIONAR A DEFESA CIVIL: FONE/WHATSAPP (51) 995358310
Via WhatsApp – Envie Mensagem de texto com:
– Nome completo
– Endereço – perímetro urbano: rua, número, bairro e ponto de referência.
– Endereço – perímetro rural: distrito, localidade, estrada ou corredor e ponto de referência.
– Tipo de ocorrência: descrever a situação, tipo de ocorrência, danos, número de pessoas afetadas, se há idosos, crianças ou pessoas com deficiência, se há outros imóveis também afetados na região.
– Foto: Enviar fotos que demonstrem a situação e os danos.
– Localização: Pode ser enviada via mensagem a localização do imóvel para facilitar a chegada da equipe.
– Ligação ou SMS: Informar nome completo, endereço e tipo de ocorrência
QUANDO ACIONAR A DEFESA CIVIL – Situações de Emergência que envolvam:
– Eventos adversos de chuvas intensas, vendaval, granizo, inundações ou enxurradas;
– Queda de árvores, destelhamentos;
– Deslizamentos de terra;
– Rupturas, colapsos ou obstrução de vias públicas;
– Colapso de edificações e estruturas;
– Graves desastres com vítimas e desabrigados;
– Acidentes rodoviários, ferroviários, náuticos ou aéreos envolvendo grande número de vítimas;
– Grandes incêndios com vítimas;
– Incêndios florestais;
– Acidentes com combustíveis ou produtos perigosos;
– Organização de grandes eventos.
Fonte: Defesa Civil