Crédito: Reprodução
O chamado “Desafio Euphoria” está alarmando pais e professores. O assunto já virou pauta de conversas em escolas também de Cachoeira do Sul como forma de alertar crianças sobre os seus perigos. Usando o TikTok, o desafio faz referência à série da HBO, consistindo em raspar pó de corretivo e inalar, simulando o uso de cocaína.
Programa Fanpage, da Fan FM 96,5, debateu a questão na edição desta quinta-feira
Vídeos de alunos cumprindo o desafio já circulam em redes sociais, gravados durante intervalos das aulas.
Conforme autoridades médicas destacam em debates sobre a situação, a inalação de corretivo pode causar danos às mucosas e agravar casos de doenças inflamatórias das vias aéreas, incluindo rinite e sinusite. Ainda existe o risco de intoxicação pelo produto.
O uso do corretivo seguindo o desafio já gerou suspensões, expulsões e a presença de policiais em educandários. Foram registrados casos de punições nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
“Euphoria” – que inspirou o desafio – emplacou sucesso entre os adolescentes. A entidade Drug Abuse Resistance Education – DARE já condenou publicamente a série pela forma como difunde mensagens aos menores de idade que acompanham a história.
Apesar das críticas, a série foi renovada para uma terceira temporada pela HBO.