Cachoeira promove o 1° Fórum TEAcolhe – Macrorregional Vales

Por
Cachoeira promove o 1° Fórum TEAcolhe – Macrorregional Vales
CACHOEIRA DO SUL
10 de abril de 2022 - e398c1d175fa5c4695e8c4c8a52cd28a

Na próxima quarta-feira, Cachoeira do Sul promove de forma online, através do Youtube o I° Fórum TEAcolhe da Macrorregional dos Vales/RS. O encontro é voltado para profissionais da saúde, educação e assistência que atuam com pessoas com TEA e para quem mais tiver interesse no tema. O evento é gratuito e aberto.

Programação

9:00 – Abertura Oficial
9:30 – Dra. Fernanda Mielke – Enfermeira responsável pelo Grupo Técnico TEAcolhe do governo do Estado.
10:00 – Graziela Pires – Musicoterapeuta – Sinfonia Diferente. Tema: Uma tecnologia social de musicoterapia de crianças e jovens com autismo. Graduada em Musicoterapia e Pós Graduada em Autismo e Inclusão Social e escolar. Mestranda em Saúde Coletiva pela UFRGS. Musicoterapeuta no CAPS. Coordenadora do Projeto “Uma Sinfonia Diferente” protagonizada por crianças e jovens com Autismo. Produtora Cultural e cantora na Banda 50 Tons de Preta com Dejeane Arruée.
11:00 – Dr. Luciano Hartmann – Neuropediatra. Tema: A importância da intervenção precoce.

Link transmissão manhã: https://www.youtube.com/watch?v=DjRTksch3fs

INTERVALO

13:30 – Lísia Noal Vieira da Cunha – Psicóloga. Especialização em TEA: Intervenção e Inclusão. Especialista em Gestão de Pessoas. Tema: Conhecendo a história do Fred.
14:00 – Debora Jacks- Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2001) , Psicopedagogia Clínica e Escolar, Capacitação em DM , Especialização em AEE. Atuou 3 anos como supervisora das bolsistas da Pedagogia do PIBID da Universidade Católica de Pelotas, foi professora do AEE na E.M.E.F Dr Joaquim Assumpção , atuou como supervisora e coordenadora no CAPTA( Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologia para a Aprendizagem) e também, professora especialista no NAI Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPEL, e professora convidada do curso de pós graduação em Atendimento Educacional Especializado e Neuropsicopedagoga da Faculdade Educar Brasil. Atualmente é diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, e professora pesquisadora do Curso de aperfeiçoamento em AEE DI e TEA na UFPEL/MEC.
Tema: Conversando sobre autismo: Um mundo de possibilidades

15:30 – Nelson Kirst – Coordenador da Associação Pandorga de São Leopoldo. O setor Pandorga Formação nasceu em 2008 com o propósito de capacitar pessoas a trabalharem com crianças e jovens com autismo severo e outras síndromes. A história da Pandorga, no entanto, começa muito antes disso, com a criação de um espaço de atendimento para crianças com autismo em 1995, que logo se tornou a Associação Pandorga.
Tema: Capacitação em autismo: Por que e como fazer? A proposta da Pandorga Formação
Heide Kirst- Graduada em Educação Especial pelo Institut d’Études Sociales (Genebra/Suíça, 1990). Fundadora e coordenadora geral da Associação Pandorga (São Leopoldo/RS, desde 1995). A Pandorga trabalha em regime de centro convivência, em duas casas, atendendo 40 crianças, jovens e adultos com autismo grave e suas famílias.
Tema: Atendimento em regime de convivência para pessoas com autismo grave: a experiência da Pandorga

Link transmissão tarde: https://www.youtube.com/watch?v=HtCuWXDPUv4