Janssen: nota técnica do Ministério da Saúde traz orientações detalhadas para público que tomou a dose da Johnson & Johnson / Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Indivíduos que tomaram a vacina da Janssen ainda tem dúvidas quanto à aplicação da segunda dose do imunizante até então de dose única contra a covid-19. Afinal, como fica a dose de reforço?
Embora o Ministério da Saúde venha recomendando desde novembro que as pessoas que tomaram o imunizante recebam doses de reforço, na prática as orientações têm sido diferentes para esse público. Antes oferecida em aplicação única, a vacina produzida pela Jonhson & Jonhson (J&J) não segue o mesmo esquema das demais e, por isso, ainda gera dúvidas entre a população.
Ao anunciar a dose de reforço para todos os adultos, em 16 de novembro de 2021, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia dito que os brasileiros vacinados com a dose única da Janssen receberiam uma segunda aplicação do mesmo imunizante para, depois, tomar uma terceira injeção, que seria chamada de reforço e poderia ser de qualquer laboratório (preferencialmente, Pfizer). Mas no dia 25 do mesmo mês a pasta voltou atrás e passou a recomendar somente duas doses da vacina da J&J.
NOTA TÉCNICA PASSA A CONTER INFORMAÇÕES DEFINITIVAS
A partir de 18 de fevereiro deste ano, uma nota técnica do Ministério da Saúde que revoga todas as orientações e documentos anteriores para o público que tomou a vacina Janssen passou a vigorar. Assim, foram adotadas novas organizações para os esquemas vacinais.
O QUE DIZ A NOTA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:
Público em geral acima de 18 anos
No caso da população acima de 18 anos, não gestante ou puérpera, que tomou a dose única da Janssen, a recomendação agora é receber um reforço dois meses após a primeira aplicação. Podem ser utilizados para a segunda injeção deste público os imunizantes da AstraZeneca, da Pfizer ou da própria J&J.
Imunocomprometidos
Imunocomprometidos maiores de 18 anos, não gestantes ou puérperas que receberam a dose única devem receber uma aplicação adicional da Janssen oito semanas após a primeira injeção. Além disso, é necessário tomar um reforço quatro meses depois da dose adicional, que pode ser com os imunizantes da AstraZeneca, da Pfizer ou da própria J&J.