Crédito: Ricardo Duarte
O Internacional superou o Caxias, na tarde deste sábado, em confronto da sexta rodada do Gauchão 2022. No Estádio Centenário, Mauricio marcou, aos 41 minutos do segundo tempo, o gol da vitória colorada, único da tarde, e levou o Inter aos 11 pontos na tabela estadual. Embalado pelo triunfo, o time de Alexander Medina volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h30, quando recebe o Brasil de Pelotas, no Beira-Rio.
Alexander Medina mandou o Inter a campo com mudanças, tanto na nominata quanto na disposição tática. Na lateral-direita, o comandante colorado escalou Bruno Méndez, promovendo a entrada de Kaique no miolo de zaga. Já a volância ficou a cargo de Johnny, parceiro de Dourado, enquanto a linha de três meias, novamente escalada com Edenilson, David e Taison, presenciou intensa movimentação do trio, via de regra com o ídolo camisa sete na ponta-esquerda.
As novidades surpreenderam o Caxias, que sofreu para encaixar sua marcação nos primeiros 15 minutos. O terço que inaugurou o confronto, inclusive, presenciou boas chances do Inter, sempre finalizadas em arremates de média distância. O mais perigoso, de Wesley, saiu ao lado da meta grená, levando enorme perigo.
Dono da casa, o Caxias assustou aos 18, quando Marcelo usou do famoso ‘latereio’ para incomodar a zaga colorada. Com espaço, Matheuzinho cabeceou forte, mas pela linha de fundo. Também de cabeça saiu a última – e melhor – oportunidade da etapa inicial. Aos 44, Moisés disparou pela esquerda e cruzou na altura da marca do pênalti, onde Dourado apareceu para desferir testaço que tinha endereço. André Lucas, com um milagre, garantiu a manutenção do zero no placar.
O Inter foi dono do jogo nos instantes que reinauguraram o duelo, a ponto de concentrar ações no setor ofensivo durante toda a primeira dezena de minutos. Wesley, após cruzamento de Mauricio, e David, em linda jogada que o próprio criou, desperdiçaram as primeiras chances neste contexto, que também contou com ótimo contra-ataque armado pelo centroavante dono da 9 com Taison, mas defendido por André.
A postura ofensiva do Inter resultou em mais espaços para o Caxias, que chegava com velocidade tanto pelos lados do campo quanto nas bolas paradas. Batista, em carrinho que não resvalou na bola por detalhe, teve a grande chance dos Grenás, praticamente a única permitida pelo zagueiro Kaique Rocha, dono de atuação exuberante para conter os contra-ataques locais.
De franco e aberto, o jogo começou a ficar mais truncado nas cercanias do apito final. Por quê? Pela falta de ambição do Grená, que começou a reduzir a velocidade do confronto, abusar do antijogo e aceitar o empate. Postura bastante diferente à colorada, que encontrou recompensa perfeita no minuto 41, quando Taison avançou pela esquerda e serviu Cuesta. Dentro da área, o argentino deixou com Mauricio, que acertou chute forte, preciso, nas redes de André Lucas. Vitória garantida.