Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Interrupção da Ponte do Fandango pode gerar decreto de emergência

Dnit prevê que na próxima sexta-feira (5) esteja liberada a passagem de veículos leves. Fotos: Divulgação

 

A Prefeitura de Cachoeira do Sul estuda decretar estado de emergência devido à interrupção da Ponte do Fandango na BR-153. Desde sexta-feira (29) devido a uma fissura na base da travessia, só é permitida a passagem de pedestres o que ocasiona prejuízos para a cidade e região nas áreas do agronegócio, saúde, educação, transporte, comércio e indústria.

O coordenador da Defesa Civil, Edson Júnior, salienta que a emergência necessita ser avaliada, mas que neste momento é uma possibilidade. “Estamos em contato com o governo federal e estadual para buscarmos esta alternativa até porque, conforme o Departamento Nacional de Transportes (Dnit) existe previsão de liberação de veículos leves na próxima sexta-feira (5)”, afirmou, acrescentando que a obra de recuperação só a partir do 16 a se confirmar o cronograma do Dnit.

RECLAMAÇÃO

Esta segunda-feira (1º) foi de muita reclamação de quem precisava sair ou chegar a Cachoeira do Sul. Acontece que o Dnit colocou uma barreira de contenção na entrada da cidade, no Bairro Fátima, o que exigia de quem precisasse, por exemplo, chegar à cidade tinha que caminhar quase 1,5 Km.

ESTUDANTES

Existe preocupação com o transporte escolar. São aqueles alunos que residem no interior e estudam na cidade e que neste momento não receberam nenhuma orientação da Secretaria Municipal de Educação e 24ª Coordenadoria Regional de Educação. No mesmo contexto estão professores que atendem as comunidades do interior.

ATENÇÃO

A Prefeitura informou que irá solicitar ao Dnit a liberação para que veículos leves cheguem até a Ponte do Fandango e, desta forma, facilitar o deslocamento de quem venha a se deslocar à cidade. “Vamos verificar esta situação, porque realmente está causando muitos transtornos a interrupção para veículos no Bairro Fátima”, disse Edson Júnior.

PERIGO

Mesmo com cones e sinalização, por pouco, na noite deste domingo não ocorreu uma tragédia na Ponte do Fandango. Um caminhão avançou sobre uma barreira do Dnit, derrubou tubos de concreto e quase atingiu servidores que estavam no local.

O CRONOGRAMA DO DNIT:

1 – previsão para veículos leves, sexta (5), às 18h, no sistema pare e siga

2– previsão para mobilização para início das obras de saneamento do problema dia 16 de novembro

3 – previsão para conclusão das atividades e fim do pare e siga dia 16 de dezembro (irá ser feito estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa com data a definir já que depende de equipamentos a serem locados)

 

Segue abaixo, o plano de desvio de tráfego:

Rotas Alternativas
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RSC-287 até Novo Cabrais a BR-153

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RSC-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande:* Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392

 

Sair da versão mobile