80 anos da Subseção da OAB de Cachoeira ganha homenagem da Câmara

Por 12 de setembro de 2019

 

 

Sessão solene foi realizada na sede da OAB. Foto: Divulgação/Câmara

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (11), sessão solene em homenagem aos 80 anos da OAB subseção Cachoeira do Sul. A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Dr. Carlos Alberto (PP), e aprovada de forma unânime pelo plenário.

Carlos Alberto destacou em seu discurso o histórico dos cursos de Direito e da profissão do advogado no Brasil. “A OAB é uma entidade que não é só dos advogados, é da comunidade. Muitas vezes se diz que o Judiciário é a última porta que o cidadão bate para buscar seus direitos. Eu digo que a última parte que se bate é a do escritório do advogado. O advogado é psiquiatra, psicólogo, assistente social”, afirmou.

Já o presidente da OAB subseção Cachoeira do Sul, Marcelo Teixeira, salientou o significado da homenagem e da data. “Neste dia em que a subseção Cachoeira do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil completa 80 anos de sua fundação, confesso-me feliz, honrado e emocionado. Afinal, são oito décadas e, assim como na obra que marcou os 80 anos da seccional do Rio Grande do Sul peço vênia para citar o que lá está registrado: ‘Oito décadas de incansável dedicação, busca contínua da democracia, da justiça, da liberdade, da cidadania e, especialmente, dos direitos dos advogados e da sociedade, razão de ser e de existir da Ordem’”.

Teixeira também observou que a subseção de Cachoeira do Sul da OAB possui assento em vários conselhos municipais. “Está atenta aos três Poderes, sem receio, pois o faz em nome de uma sociedade fragilizada. Integramos a Comissão Mista criada em nossa comarca. Mesmo de forma silenciosa, estendemos a mão para várias entidades; E, não são raras as vezes, fruto do que arrecadamos em eventos da advocacia local doamos -alimentos, brinquedos e roupas. Cumprimos o papel da Ordem de defendermos a prerrogativa de cada advogado atingida”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade o Juiz de Direito Daniel Berthold, representando o Judiciário do RS, a promotora de Justiça Maristela Schneider, o Procurador Geral do Município, Leonel Slomp Gonçalves, e o chefe de Gabinete da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani.