A 30ª edição da Romaria Maria, Mãe do Redentor, realizada na manhã deste domingo (20) em Cachoeira do Sul, foi marcada por um público de cerca de 60 mil fiéis, muita emoção e agradecimento. Durante o trajeto da procissão desde a Catedral Nossa Senhora da Conceição até ao Parque da Romaria na Volta da Charqueada, os romeiros cumpriram uma jornada de fé, liderados pelo bispo da Diocese de Cachoeira do Sul, Dom Edson Batista de Mello.
A procissão saiu, às 8h30min, da frente da Catedral Nossa Senhora da Conceição e seguiu pelas ruas Conde de Porto Alegre e Orlando da Cunha Carlos até o Parque da Romaria, localizado na Volta da Charqueada. O percurso teve cerca de oito quilômetros. No Alto do Amorim, a região que congrega cinco bairros, saudou a romaria com cartazes e distribuição de água para o público como fez a comunidade da Capela São Jorge.
A procissão chegou ao Parque da Romaria onde está situado o Santuário, às 10h, e logo após foi celebrada uma missa. Romeiros de todas as paróquias da área de abrangência da Diocese, localizadas na região Centro/Serra estiveram presentes. Ao meio-dia foi servido almoço para os romeiros (R$ 25,00 o ingresso) e, à tarde, está prevista Gincana Vocacional e benção da saúde. O encerramento está previsto para as 17h. (continua abaixo do vídeo)
No interior do Parque da Romaria os fiéis encontraram uma praça de alimentação (em bancas) com a venda de sucos, saladas de frutas, pastéis, cachorro quente e outros itens alimentícios, preparados por grupos das paróquias que fazem parte da área da Diocese de Cachoeira do Sul.
PROMESSAS CUMPRIDAS PARA A MÃE DO REDENTOR
Os peregrinos cumpriram promessa. “Temos que agradecer as bênçãos alcançadas”, disse o aposentado Ildo Polhmann, morador do Bairro Otaviano. Outros fiéis caminharam descalços e teve até romeiros que ao chegarem no Parque da Romaria, percorreram o trajeto até o santuário de joelhos.
GRANDE RECEPÇÃO
A chegada de Maria, Mãe do Redentor ao Parque teve a recepção de um grande público, que já estava presente no local. É que muitos preferiram esperar a procissão já devidamente acomodados em cadeiras e na sombra para se protegeram do sol. Cantos e orações emocionavam o públco. Desta vez, a imagem da Mãe do Redentor ficou ao lado do Santuário o que levou muitos fiéis a demonstrarem agradecimento e fé por graças alcançadas. Alguns tocavam a imagem em meio a emoção e registros de fotos com amigos e familiares.
COMÉRCIO PARALELO EM GRANDE CAMELÓDROMO
Durante o dia deste domingo (20), quem for ao Parque da Romaria encontrará um comércio paralelo – uma espécie de camelódrono -, instalado nas margens da rodovia da Volta da Charqueada. No local, estão instalados vendedores da cidade e de outras regiões do RS com um grupo que veio de Bagé para comercializar imagens da Mãe do Redentor, chaveiros e fitas. Além disso, sorvete, açaí, chrrasquinho, redes, calçados, roupas, bijuterias e brinquedos, alem de lanches estão à venda em barracas
IMPORTÂNCIA DA ROMARIA
A Romaria Maria, Mãe do Redentor, não é apenas um evento religioso, mas também um momento de fortalecer laços comunitários. Este foi o sentimento que ficou do maior evento católico da região. As delegações dos municípios da região da Diocese foram saudadas pela comissão organizadora da Romaria. “Completamos três décadas de muito esforço, que valeu a pena”, disse o padre Hélvio Cândido.
EVENTO OFICIAL
A Romaria Maria, Mãe do Redentor é um evento oficial do município de Cachoeira do Sul. O reconhecimento aconteceu através de um decreto da Prefeitura.
DIOCESE ABRANGE 14 MUNICÍPIOS
A Diocese de Cachoeira do Sul foi criada no dia 17 de julho de 1991 por meio da bula Brasilienses Quidem do Papa João Paulo II. No mesmo dia, foi nomeado seu primeiro bispo, Dom Ângelo Domingos Salvador. É composta de 15 paróquias e atende a 14 municípios da região Centro/Serra.
A instalação oficial da Diocese aconteceu no dia 29 de setembro de 1991, tendo sido empossado, no mesmo dia, seu primeiro bispo, pelo delegado do núncio apostólico Dom Altamiro Rossato, arcebispo de Porto Alegre.