Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Batalhão auxilia no abastecimento de água na Vila Vargas

 

 

Caminhão do exército leva água potável para a comunidade. Fotos: Seção de Comunicação Social – 3º BE Cmb

O 3º Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul, auxilia a Prefeitura no abastecimento de água potável para a comunidade da Vila Vargas, no interior do município. Ao todo, 180 famílias são atendidas com o caminhão pipa do exército, que se desloca quatro vezes por semana para a vila. Em cada viagem, são levados 12 mil litros de água.

A comunidade da Vila Vargas, às margens da BR-290 em Cachoeira do Sul, enfrenta problemas com a falta de água potável, mesmo com a existência de um poço artesiano. A Prefeitura já abastece as famílias com 40 mil litros de água por semana, mas elas necessitam de maior assistência.

O poço artesiano existente na comunidade foi inaugurado em 1995, tinha 75 metros de profundidade e desmoronou cerca de 23 metros no início do verão. Ele ainda produz água, mas em menor quantidade e, além disso, a bomba do poço só pode funcionar em torno de meia hora, porque se não for desligada corre o risco de queimar, conforme os moradores.

Segundo as famílias, a qualidade da água do poço é boa, mas seria inviável realizar uma reforma neste momento. No entendimento da comunidade, a solução é a perfuração de um novo poço.

 

Sair da versão mobile