5 dicas para cuidar dos cabelos no inverno

Por 4 de agosto de 2022

No Brasil, falamos muito sobre os cuidados com os cabelos no verão, principalmente quanto ao sol e ao mar e piscina. Mas as temperaturas mais baixas, que atingem principalmente as regiões mais ao sul do país, também são prejudiciais para os fios e exigem tratamento capilar e cuidados específicos.

A primeira diferença que percebemos quando as temperaturas caem, é a pele mais ressecada. Muitas pessoas sofrem bastante com a pele seca nessa época. Mas assim como a pele, o nosso couro cabeludo também sofre mais com o ressecamento no frio, podendo cair mais e ficar mais ressecado e com frizz.

Para saber como evitar esses danos e como cuidar das madeixas no frio, já anote as dicas abaixo e mantenha seu cabelo saudável, hidratado e macio mesmo no inverno!

1 – Encare o frio e não deixe de lavar os cabelos!

Como o frio deixa o nosso cabelo mais ressecado, muitas mulheres podem pensar que o couro cabeludo não exige tantas lavagens quanto no clima mais quente, afinal, os cabelos não aparentam tanta oleosidade assim. Mas é aí que está o engano!

É necessário seguir com a mesma frequência de lavagens que o seu cabelo já está acostumado. Se você tem cabelo oleoso, procure lavar todos os dias. Já se os seus fios são mais secos, cerca de três lavagens por semana é o mais recomendado.

Lavar os fios na frequência correta evita a proliferação de fungos, além de ajudar a evitar a queda.

2 – Não abuse da água quente

Apesar da vontade de tomar banho naquela água bem quentinha (pelando), o recomendado é evitar lavar os cabelos em temperaturas tão altas. A água muito quente pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo, além de abrir muito as cutículas dos fios, causando aquele aspecto ressecado.

O recomendado é evitar a água quente corrente, então caso lave os cabelos no chuveiro, apenas molhe e tire a cabeça da água corrente. No último enxágue, após o condicionador, procure dar um jato de água fria para fechar as cutículas.

3 – Mantenha as hidratações em dia

Além dos cuidados nas lavagens, com um bom shampoo e condicionador, dê uma atenção especial ao seu cabelo uma vez por semana ou a cada quinze dias, fazendo uma hidratação com uma boa máscara. Pergunte a um profissional qual o melhor produto para o seu tipo de cabelo, ou faça diretamente em um salão especializado.

4 – Cuidado ao usar acessórios de inverno

Além de contribuir para o visual do look, gorros e boinas realmente contribuem para nos aquecermos nas temperaturas mais baixas. Porém, é necessário ter cuidado para que o uso excessivo não prejudique o couro cabeludo e os fios. Por isso, evite ficar muitas horas com os acessórios e atente-se para não comprar peças muito apertadas.

5 – A hidratação de dentro para fora também é necessária

Por último, lembre-se que o nosso corpo e inclusive o nosso cabelo precisa de muita hidratação. Por isso, beba água! Se você tem dificuldade de lembrar de tomar água no inverno, coloque despertadores e lembretes que te auxiliem a beber a quantidade necessária por dia.

Com essas dicas, o seu cabelo continuará saudável, forte e hidratado mesmo no inverno!