Escola Baltazar é inscrita no Programa Nacional Cívico Militar

Por
Escola Baltazar é inscrita no Programa Nacional Cívico Militar
CACHOEIRA DO SUL
24 de outubro de 2019 - escola30

 

 

 

 

Escola Baltazar está localizada na zona norte de Cachoeira do Sul. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cachoeira do Sul indicou a Escola Municipal Baltazar de Bem, localizado no Bairro Marina, na zona norte da cidade, para o Programa Escola Cívico Militar (PECIM), do governo federal. O ato oficial foi oficializado pelo prefeito em exercício, Cleber Cardoso, juntamente com a secretária municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado.

A oficialização se deu em resposta ao MEC que solicitou ao município que indicasse apenas uma escola para o Programa. A partir disso, o MEC analisará os números e dados da escola. Ainda não há data para uma resposta à indicação.

O PROGRAMA

O  Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Participarão da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.