Ex-catador vive em situação precária na localidade da Guajuvira

Por
Ex-catador vive em situação precária na localidade da Guajuvira
DESTAQUES
16 de outubro de 2019 - argeu

 

 

 

Argeu, sua casinha, seu cachorro. Ele precisa de ajuda. Fotos: Divulgação

 

 

Um morador da localidade da Guajuvira, no interior de Cachoeira do Sul, chama atenção da comunidade que já buscou ajuda na Secretaria do Trabalho e Ação Social (Stas) e na Secretaria de Saúde. Ele se chama Argeu de Oliveira Freitas, tem 58 anos, vive sozinho em uma pequena casa onde enfrenta a falta de alimentação, de roupa e de assistência. Outra preocupação: a moradia está prestes a cair a qualquer momento.

Não foram localizados  parentes em Cachoeira e há algum tempo Argeu depende da solidariedade de uma família para se alimentar. Todos os dias, Natália Maciel e seu esposo, que residem perto da casa de Argeu, são as pessoas que lhe ajudam. O casal foi quem levou o caso até a Stas e à Saúde e espera que alguma providência seja tomada diante das condições em que vive Argeu. “A situação dele é desesperadora porque falta tudo dentro de sua casinha que também está em precárias condições”, salientou Natália.

Argeu era catador no Aterro Sanitário na localidade de Ferreira, mas teve que abandonar a atividade por problemas de saúde. Ele diz que tem parentes, mas não sabe onde estão. Mora há anos em uma casinha situada em uma área doada por um morador da região ao lado de uma plantação de eucaliptos. A casa necessita de reparos urgentes no telhado e nas paredes.

Depois de muito contato, Natália conseguiu que uma equipe da Saúde levasse Argeu para atendimento médico no posto do distrito de Ferreira, mas no mesmo dia ele foi levado de volta para casa. No seu entendimento, ele não pode ficar abandonado e o ideal seria a sua internação. “Descobrimos que ele tinha um cartão do bolsa família, mas não recebe mais rendimentos e, por isto, encontrar um familiar dele seria neste momento uma maneira de lhe proporcionar segurança”, afirma.

O QUE DIZ A STAS

O secretário da Stas, Felipe Franja, disse que tomou providências com relação à situação de Argeu. “Assim que fiquei sabendo, determinei que uma assistente social o visitasse para verificar o que podíamos fazer por este cidadão”, salientou. Ele observou que uma equipe da pasta já levou alimentos para Argeu e nesta quarta-feira (16) será providenciasse lona para cobertura de sua casa.

Franja salientou que a Stas está verificando a situação do Bolsa Família e também busca familiares. “A situação deste senhor é delicada, mas se ele não quiser sair de onde está não podemos fazer nada. Ele está lúcido e já revelou que quer ficar na sua casa”, destacou o secretário.