20.9 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 2 dezembro, 2020 - 10:24
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Câmara vai destacar os 50 anos da Celetro em sessão especial

Câmara vai destacar os 50 anos da Celetro em sessão especial

A Câmara de Vereadores prestará nesta quinta-feira (29), às 20h, uma homenagem aos 50 anos de fundação da Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí (Celetro). Será uma sessão solene aberta à comunidade, que também irá conceder título de Cidadão Benemérito ao presidente da Celetro, José Benemídio Almeida.

O requerimento para destacar a passagem dos 50 anos da cooperativa é de autoria do vereador Carlos Alberto (PP) e o projeto de Decreto Legislativo que concede o título honorífico foi apresentado por Paulão Trevisan (PDT), atualmente licenciado para exercer a função de secretário de Interior.

A Celetro foi fundada em 9 de setembro de 1969, em Restinga Seca, em uma reunião que contou com a presença de prefeitos e demais líderes da região. Em 1970, o prefeito de Cachoeira do Sul, Honorato Santos, trouxe a Celetro para a cidade. A cooperativa é referência na área de eletrificação rural em uma abrangência de 27 municípios da Região Central. Possui cerca de 22 mil associados.

O PRESIDENTE

O presidente, José Benemídio Almeida, nasceu em 1º de janeiro de 1938, em Cachoeira do Sul. Foi vereador na 9ª Legislatura (1983-1988) e presidente da Câmara de Vereadores em 1987.

Na Celetro, assumiu diversos postos. Em 1986, foi secretário e diretor financeiro. De 1993 a 2001, foi diretor financeiro e operacional. Em 2002 passou a acumular os cargos de vice-presidente e diretor financeiro. Em julho de 2004 assumiu a presidência da Cooperativa, finalizado o mandato de Vitor Bratz, falecido no período. Em 2006 é eleito presidente da Celetro, cargo em que foi reeleito três vezes e ocupa até os dias de hoje.

Presidente Benemídio receberá o reconhecimento da Câmara. Foto: Divulgação
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região