7.8 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 14 maio, 2021 - 11:05
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Dom Edson inicia uma nova missão no comando da Diocese de Cachoeira do Sul

Vídeo: Eron Dal Molin

“Estarei ao lado de todos para trilharmos juntos esta caminhada. Em minhas orações e na eucaristia sempre estarei com vocês”. Assim se manifestou o Dom Edson Batista de Melo, bispo que assumiu a Diocese de Cachoeira do Sul em cerimônia realizada na manhã deste domingo na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Descontraído e agradecendo a recepção da comunidade, Dom Edson foi aplaudido e cumprimentado por fiéis que lotaram as dependências da Catedral.

Ele disse que se inicia uma nova missão em sua vida, depois de atuar por muitos anos como monsenhor na Diocese de Novo Hamburgo. Gratidão, respeito e fraternidade foi um trinômio usado por Dom Edson em sua manifestação.

Ele também agradeceu a presença de uma representação católica de Novo Hamburgo, que veio prestigiar sua posse e lembrou do bispo Dom Remídio Bohn, falecido em janeiro de 2018. “Dom Remídio deixou um legado para o povo de Deus e eu vou trabalhar pela unidade de todos”, afirmou, acrescentando que o próximo passo é o jubileu de prata da Romaria Diocesana, Maria, Mãe do Redentor, que será realizado em outubro.

Bispo Dom Edson assume o comando da Diocese de Cachoeira do Sul. Fotos: Cacau Moraes

ESPECIAL

Uma celebração especial marcou a posse de Dom Edson. Participação da Banda do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, padres, líderes religiosos (bispos de outras dioceses), lideranças políticas e comunitárias. A saudação a Dom Edson coube ao monsenhor Elcy Arboit, que na vacância devido à morte de Dom Remídio, foi o administrador da Diocese de Cachoeira do Sul.

“Com alegria o recebemos Dom Edson. Contai com conosco, estaremos sempre ao seu lado nesta empreitada de luz e de fé”, destacou o monsenhor em sua homenagem ao novo bispo, que foi cumprimentado por todos os padres da Diocese. Aperto de mão, abraços e sorrisos marcaram o sentimento de carinho manifestado a Dom Edson.

ATENÇÃO

A Diocese de Cachoeira criada em 1991, já teve como bispos, Dom Ângelo Salvador,Dom Irineu Wilges e Dom Remídio. O novo bispo foi ordenado no dia 11 deste mês em ato ecumênico especial na Catedral São Luiz Gonzaga, de Novo Hamburgo.  O quarto bispo da Diocese, Dom Edson nasceu no dia 15 de dezembro de 1964, na cidade de São Leopoldo. É filho de Jorge Emílio de Mello, já falecido, e Renata Garcez de Mello. Seus estudos iniciais foram na Escola Municipal Borges de Medeiros e na Escola Técnica Polisinos. O Ensino Médio foi cursado na Escola Técnica Frederico Schimidt, em São Leopoldo.

No ano de 1983, iniciou o curso de Engenharia Civil, na Unisinos. Neste tempo, entrou no Exército Brasileiro, onde permaneceu como Oficial Temporário até janeiro de 1990. No ano seguinte iniciou a formação presbiteral, cursando Filosofia na Unisinos (1991 a 1993) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney (CETJOV), no Seminário de Viamão. Foi ordenado diácono no dia 30 de maio de 1997, na paróquia Santa Teresinha de Campo Bom. Ele recebeu a ordenação sacerdotal no dia 5 de dezembro de 1997, na paróquia Santa Catarina, em São Leopoldo.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região