Dom Edson assume Diocese de Cachoeira em celebração na Catedral neste domingo

Por
Dom Edson assume Diocese de Cachoeira em celebração na Catedral neste domingo
DESTAQUES
24 de agosto de 2019 - dom

O bispo Dom Edson Batista de Mello, 54 anos, assume neste domingo (25) a Diocese de Cachoeira do Sul, em celebração que acontecerá a partir das 10h na Catedral Nossa Senhora da Conceição. O ato reunirá comunidades das 13 paróquias de abrangência da Diocese. Dom Edson foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 22 de maio e no dia 11 deste mês ocorreu, em Novo Hamburgo, a ordenação episcopal. A Rádio Fandango 102.5 FM vai transmitir a solenidade.

Após a posse, Dom Edson participará de um almoço (festival de carreteiros) no salão paroquial São José, localizado na paróquia de São José, na Avenida Brasil, 795. O valor do ingresso custa R$ 15,00. O novo bispo desde que recebeu a sua ordenação se encontra em Cachoeira do Sul se inteirando da região da jurisdição da Diocese.

A vaga na Diocese de Cachoeira do Sul estava aberta desde a morte de Dom Remídio José Bohn, em janeiro de 2018. Agora, Dom Edson segue para comandar a diocese que acolhe 13 municípios.

 

Posse do novo bispo acontecerá a partir das 10h deste domingo. Fotos: Divulgação

 

ATENÇÃO

Dom Edson, que anteriormente atuava como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nasceu em São Leopoldo, no dia 15 de dezembro de 1964. Ele fez toda a preparação formativa para o sacerdócio e, em 1997, aos 33 anos, foi ordenado presbítero da Diocese de Novo Hamburgo.

 

 

O NOVO BISPO

Dom Edson nasceu no dia 15 de dezembro de 1964, na cidade de São Leopoldo. É filho de Jorge Emílio de Mello, já falecido, e Renata Garcez de Mello. Seus estudos iniciais foram na Escola Municipal Borges de Medeiros e na Escola Técnica Polisinos. O Ensino Médio foi cursado na Escola Técnica Frederico Schimidt, em São Leopoldo.

No ano de 1983, iniciou o curso de Engenharia Civil, na Unisinos. Neste tempo, entrou no Exército Brasileiro, onde permaneceu como oficial temporário até janeiro de 1990. No ano seguinte iniciou a formação presbiteral, cursando Filosofia na Unisinos (1991 a 1993) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney (CETJOV), no Seminário de Viamão. Foi ordenado diácono no dia 30 de maio de 1997, na paróquia Santa Teresinha de Campo Bom. Ele recebeu a ordenação sacerdotal no dia 5 de dezembro de 1997, na paróquia Santa Catarina, em São Leopoldo.

SUA EXPECTATIVA

“Minha expectativa em relação a Diocese de Cachoeira do Sul é a melhor possível. Tive a oportunidade de visitar Cachoeira do Sul no dia 29 de maio quando fui recebido na Cúria Diocesana por 20 padres da diocese. Fui muito bem recebido e acolhido por todos. Estão a praticamente 2 anos sem bispo, depois da doença e falecimento de Dom Remídio. Senti um clima muito fraterno entre os sacerdotes, o que é essencial para que uma diocese caminhe bem. Espero poder contribuir para o incremento da fé e o trabalho missionário daquela porção do povo de Deus”.

Paróquias e Funções

  • 1998 – Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro – Gramado;
  • 1998 – 2000 – Pároco da Paróquia Santa Catarina – São Leopoldo;
  • 2001 – 2002 – Reitor do Seminário Diocesano Betânia – Novo Hamburgo;
  • 2002 – Coordenador Diocesano de Pastoral;
  • 2003 – 2005 – Formador do Seminário de Viamão e Betânia;
  • 2006 – 2010 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Canela;
  • 2010 – 2016 – Reitor do Seminário São Luiz Gonzaga – Viamão;
  • 2017 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – São Leopoldo e Coordenador Diocesano de Pastoral.
  • A MISSÃO
  • “Recebi a notícia de ser bispo, com apreensão, por não me sentir digno desta missão, não me achar capaz intelectualmente e porque não fazia parte dos meus projetos pessoais como sacerdote. Nós somos ordenados e incardinados numa diocese para passar a nossa vida servindo a nossa diocese. Eventualmente exercer um trabalho missionário fora da diocese seria interessante, mas sempre com a perspectiva de retornar logo. Ficar próximo da família e poder também os assistir se necessário. De modo que este chamado me deixou bastante apreensivo, com muitas motivações para não aceitar. Mas prometi fidelidade e obediência, por isso aceitei”.