4 de setembro na História

Por
4 de setembro na História
CONFIRMADO!
3 de setembro de 2024 - Kodak / 4 de setembro na História / Crédito: Reprodução

DATAS & FATOS – 4 de setembro na História

476 – Queda do Império Romano do Ocidente

Em 4 de setembro de 476, o Império Romano do Ocidente, um dos maiores e mais poderosos impérios da história, chegou ao fim. O último imperador romano, Rômulo Augusto, foi deposto pelo líder germânico Odoacro, marcando o fim da era antiga e o início da Idade Média na Europa.

1888 – George Eastman patenteia a câmera Kodak

No campo da tecnologia, 4 de setembro de 1888 foi um dia marcante para a fotografia. George Eastman registrou a patente da primeira câmera Kodak, revolucionando a maneira como as pessoas tiravam fotos. A inovação permitiu que a fotografia se tornasse acessível ao público em geral, mudando para sempre a maneira como a humanidade registrava suas memórias.

1957 – Inauguração da Fordlândia no Brasil

Neste dia, em 1957, foi inaugurada a Fordlândia no estado do Pará. A cidade foi fundada por Henry Ford como uma tentativa de criar uma plantação de borracha no meio da Amazônia, mas acabou se tornando um grande fracasso. A história de Fordlândia é um exemplo clássico de um grande empreendimento que não conseguiu lidar com as realidades locais e ambientais.

1972 – Mark Spitz conquista sua 7ª medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique

O nadador americano Mark Spitz entrou para a história em 4 de setembro de 1972, ao conquistar sua sétima medalha de ouro nas Olimpíadas de Munique. Spitz quebrou recordes e estabeleceu um novo padrão para os atletas olímpicos, sendo um dos maiores nadadores de todos os tempos.

Jogos Olímpicos / 4 de setembro na História / Crédito: Freepik

Jogos Olímpicos / 4 de setembro na História / Crédito: Freepik