Com as fortes chuvas do mês de setembro, algumas pontes que são acessos ao interior de Passo Fundo, foram danificadas parcialmente ou na sua totalidade, prejudicando a movimentação das pessoas entre comunidades e até com a região urbana.
A Prefeitura de Passo Fundo realizou a recuperação de parte dessas estruturas, viabilizando o tráfego de carros e também da produção da agricultura familiar e empresas situadas no interior.
Como forma de ajuda temporária, a ponte localizada na divisa de Passo Fundo, na localidade de São Valentin, e Três Cerros, em Marau, passou a ser construída pelo Exército, por meio dos militares do 3º Batalhão de Engenharia e Combate (3º BE Cmb), de Cachoeira do Sul.
Conforme o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER), Cristiam Thans, a execução da ponte de seis metros de estrutura metálica reforçada, será em dez dias e deverá ficar de forma provisória pelo período de seis meses, enquanto tramita o processo de solicitação de recursos federais para a construção da ponte definitiva entre as duas cidades.
“A negociação realizada pelo prefeito Pedro com o comando do Exército, com o apoio da prefeitura de Marau e também do Governo de Estado, possibilitará esta ponte provisória por seis meses. Os moradores poderão retornar a circular entre os dois municípios, já que temos um trânsito significativo de máquinas que fazem a colheita, a questão de saúde, estudantes que se deslocam ou do lado de Marau ou Passo Fundo. Fundo” – secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER), Cristiam Thans
A Prefeitura de Passo Fundo, conforme o acordo com o Exército, terá a contrapartida com custos de alimentação e hospedagem aos militares e combustível para movimentação do maquinário.