Unidade cachoeirense também está na região metropolitana de Porto Alegre. Fotos: 3º BEcmb.
O 3º Batalhão de Engenharia de Combate (BECmb), de Cachoeira do Sul, participa ativamente na mobilização de apoio às áreas afetadas pela maior enchente já registrada no RS. Em Cachoeira do Sul, conforme o comandante da unidade, tenente-coronel Gustavo Humberto dos Santos Costa, é mantido um apoio 24h à Defesa Civil, também à Corsan e à Celetro no restabelecimento de serviços.
O apoio do Batalhão está centralizado com a presença de equipes de militares, viaturas e demais equipamentos necessários em casos de emergência. Com relação à Corsan, a unidade auxilia no sistema de captação de água do Rio Jacuí e à Celetro no deslocamento de colaboradores para o restabelecimento de energia em áreas alagadas.
Também em São Leopoldo, a unidade cachoeirense está com equipes apoiando o município no resgate de pessoas, animais, distribuição de água e alimentação, além de outras demandas logísticas. Na cidade, em uma operação ágil a equipe militar cachoeirense atuou na evacuação de uma escola local, que servia como refúgio para aproximadamente 300 pessoas. O motivo da ação foi o rompimento de uma barragem, que colocou em risco iminente a vida de todos os presentes.
Em Porto Alegre, onde a tragédia das águas toma proporções nunca visto, equipes do Batalhão com viatura munck e geradores no apoio a hospitais e várias estruturas que entram em colapso em virtude da falta de água e luz.