Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

38ª Feira do Livro de Cachoeira define data e novo local

Feira do Livro

Feira do Livro

A Feira do Livro de Cachoeira do Sul, em sua 38ª edição, será realizada de 24 a 29 de outubro deste ano nos pavilhões da Feira Livre. A informação foi dada pela secretária de Cultura, Mirela Kruel, em entrevista neste sábado (5) ao programa Fandango Folia da Rádio Fandango FM 102.5.

Ela disse que a programação do evento está em fase de conclusão, mas já existe definição de patrono e as atrações paralelas. Quanto ao patrono, caberá ao prefeito José Otávio Germano fazer o anúncio, conforme a secretária. A Feira do Livre tem como parceiros a Associação dos Amigos da Cultura (Amicus) e a Academia Cachoeirense de Letras.

Havia uma expectativa de que a Feira do Livro retornasse à Praça José Bonifácio, já que no ano passado foi realizada no pavilhão de exposições da Fenarroz. A escolha pela estrutura, onde funciona a Feira Livre do município, foi tomada por uma questão de orçamento. “Temos um excelente local, no centro da cidade com todas as condições de receber a nossa feira e, por isto, levamos a ideia ao prefeito José Otávio Germano, que prontamente aceitou a nossa sugestão”, disse a secretária.

Feira do Livro com programação diversificada

Mirela Kruel salientou que a Feira do Livro terá uma programação diversificada como apresentações artísticas, lançamentos de obras e terá por objetivo envolver os cachoeirenses, principalmente, a área educacional. Ela afirmou que haverá visitas guiadas ao Palácio Legislativo João Neves da Fontoura – Câmara de Vereadores – e também à Casa de Cultura que igualmente terá atrativos para estudantes e público em geral.

Para aproveitar o amplo espaço existente na Feira Livre, a Secretaria da Cultura, já definiu que será instalada no local uma praça de alimentação. “São detalhes que estão confirmados, porque queremos uma Feira Livre com atrativos diversos, onde a população terá o contato com livros, mas terá também  um algo mais na programação do evento”, revelou a secretária Mirela Kruel.

MULTIFEIRA JÁ ABRIGOU A FEIRA DO LIVRO

Esta não é a primeira vez que a Feira do Livro é levada para os pavilhões da Feira da Livre. Na década de 90, o local recebeu uma das edições do evento e foi na época elogiado pelo público. A Feira do Livro até então era realizada na Praça José Bonifácio na área em frente à Fonte das Águas Dançantes e, consistia da montagem de uma estrutura coberta, o que elevava os custos da promoção.

A realização na Feira Livro deste ano tem duas surpresas: a primeira é que será realizada no final de outubro, ao contrário de outras edições, quando acontecia sempre na primeira semana do mês. A outra é o local. A preferência do prefeito era pela manutenção do evento no Parque da Fenarroz, realizado pela primeira vez no ano passado. Muitos cachoeirenses também defendiam a realização da Feira do Livro na Praça José Bonifácio, onde por muitos anos, foi uma atração, principalmente, por acontecer no centro da cidade, mas com fácil acesso.

FEIRA DO LIVRO: ESTRUTURA PARA SER APROVEITADA

A estrutura da Feira Livre – um espaço denominado de multifeira – localizada no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Milan Krás, foi construída em 1986 e de lá para cá abriga às sextas-feiras e aos sábados pela manhã os feirantes de Cachoeira do Sul.

Vez que outra, algum evento é realizado no local, mas a maior parte do tempo, a área fica ociosa e o que mais chama atenção é que se transforma em estacionamento de veículos. Existia até um projeto da Prefeitura de cercamento de todo o espaço dos pavilhões.

A ocupação do local para eventos culturais também é uma ideia da secretária Mirela Kruel justamente pelas opções de estrutura em excelentes condições, proximidades do Zoológico, Casa de Cultura, Câmara de Vereadores, Prefeitura e ao centro da cidade.

Sair da versão mobile