Cachoeirense é pioneiro na fabricação de máquinas para descascar nozes

Por
Cachoeirense é pioneiro na fabricação de máquinas para descascar nozes
DESTAQUES
17 de julho de 2019 - dorne

 

 

 

Dionatas e seu pai, Carlos Dorneles, com uma das máquinas de descascar noz. Fotos: Cacau Moraes

 

Uma empresa cachoeirense é pioneira na fabricação de máquinas para descascar nozes. Pelo menos há 19 anos, a tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro e agora se prepara para chegar ao Peru para buscar mercado em toda a América Latina. A fabricação das máquinas é feita em um pavilhão, localizado na Rua Alarico Ribeiro, 1733, zona norte da cidade.

Carlos Pinto Dorneles, empresário cachoeirense, 55 anos, é o idealizador do equipamento e, juntamente com seu filho, Dionatas Prado Dorneles, administra a empresa. As máquinas da TD Dorneles são utilizadas para pequenos, médios e grandes produtores e empresas do setor do cultivo da noz. São comercializadas em todo o Brasil e ganham o reconhecimento pela qualidade. Elas já ganharam espaço em feiras realizadas pela Embrapa com a participação da Emater no Estado, como a 3ª Demonstração de Inventores de Máquinas do Brasil, realizada em Pelotas.

O empresário conta que convive com uma situação inusitada pelas constantes cópias de sua invenção. “Tenho que seguidamente recorrer à Justiça, porque os nossos equipamentos são patenteados e nós somos responsáveis pelo seu funcionamento das máquinas”, revela, acrescentando que sua linha de produção começou quando se deu conta que algo poderia ser feito para descascar a noz. “Pensei, estudei e fui para a prática”, salienta, ao perceber a necessidade de substituir o trabalho manual utilizado até então.

Conceituada no mercado, a TD Dorneles se prepara para o próximo passo em sua linha de produção. Carlos Dorneles já tem em mãos frutos da região de Goiás e Mato Grosso que possui amêndoa e necessitam ser descascados. “Estamos trabalhando nesta nova fase e em breve teremos equipamentos especiais para atender nesta necessidade também de pequenos, médios e grandes produtores do centro e do norte do país”, observou.

ATENÇÃO

A TD Dorneles também fabrica máquinas para colher nozes e nos planos está um equipamento para extrair o óleo de azeitona. O ingresso neste mercado, conforme Carlos Dorneles, surgiu em 2010 e a partir daí aperfeiçoou seu projeto com o avanço no cultivo de noz no Rio Grande do Sul e, principalmente, na região de Cachoeira do Sul.

COMO TUDO COMEÇOU

Carlos Dorneles sempre esteve envolvido na área de máquinas. Trabalhava em uma empresa cachoeirense do setor e percebeu que poderia seguir seus passos com uma atividade própria. Antigamente, para descascar nozes, produtores e empresas rurais tinham que recorrer a máquinas importadas. Foi neste momento, que ele ingressou nesta fatia aberta no mercado para máquinas fabricadas no Brasil.

Hoje, além do seu filho, Dionatas Dorneles, a empresa possui mais três funcionários. O cachoeirense, através de seu talento, está otimista com o mercado e com planos para novas invenções. “A luta é constante, mas estamos atentos às exigências do mercado com equipamentos de fácil manuseio e com qualidade reconhecida”, destacou.

CONTATOS

– Empresa está localizada no Pavilhão B, na Rua Alarico Ribeiro, 1733.

– Telefones: (51) 9963-63659 e (51) 995533-3341

– Email: [email protected]